Funções dos vereadores e eleições em Muzambinho foram os temas mais debatidos em reunião na Câmara
19.05.2016
O clima de eleições já se faz presente na Câmara de vereadores.Na ultima reunião de vereadores, realizada na segunda-feira (17) os vereadores aproveitaram para lembrar os eleitores sobre a importância de um voto e qual é a função de um vereador.
O vereador Reginaldo Esaú dos Santos voltou a falar sobre as cobranças que estão havendo por parte da população, que está culpando os vereadores pela situação em que se encontra a cidade, com a falta de limpeza em quadras e ruas esburacadas, entre outras cobranças.
Reginaldo parabenizou o secretário de obras Jesiel Tristão por uma obra que está sendo feita no bairro Vila Bueno. Segundo o vereador, o secretário informou que apareceram três empresas dispostas a participar da licitação para operação tapa buracos, e garantiu que até o final do próximo mês todas as ruas de Muzambinho estarão recapeadas.
Silene Cerávolo comentou a fala de Reginaldo lembrando quais são as funções e as responsabilidades que um vereador tem em seu mandato.
A vereadora falou sobre o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), do qual ela foi a primeira presidente em Muzambinho, e que pode ser aprovado como de utilidade pública e ficará isento de impostos. Com isso conseguirá fundos para a compra de uma viatura para Policia Militar.
Segundo ela o grupo de Voluntários no Combate ao Câncer, por ser considerada uma entidade de utilidade pública, não arca com nenhum tipo de imposto.
O vereador Nilson Luis Bortoloti agradeceu a todos os presentes na reunião em especial dos jovens, e disse que é necessária uma maior participação da juventude na política.
O vereador comentou sobre as muitas mudanças que aconteceram em relação às campanhas eleitorais e lembrou-se de como eram os comícios e torneios realizados nos bairros rurais que eram organizados para os candidatos fazerem suas campanhas eleitorais, onde aconteciam carreatas, queima de fogos etc.
O vereador Cristiano de Almeida iniciou seu pronunciamento agradecendo o grupo de doadores de sangue de Muzambinho. Ele parabenizou a vereadora Silene Cerávolo pelo o projeto que ela apresentou que pretende tornar o CONSEP uma entidade de utilidade pública.
O vereador comentou ainda sobre a situação da saúde no município em relação ao atendimento oferecido pelo pronto socorro e pelas unidades de PSF, lembrou que o transporte público ainda deixa muito a desejar na cidade, pois é necessária a aquisição de mais veículos para atender toda a população, inclusive da zona rural. Ele finalizou sua fala pedindo para que os vereadores debatessem mais esses temas.
Daniel Ferraz agradeceu o responsável pelas estradas rurais, Francisco Pizza, pelo o término das obras realizadas em 9 pontes que foram danificadas pelas chuvas no início do ano e agradeceu os moradores que doaram a madeira para que os reparos fossem feitos.
Em relação à operação tapa buracos na cidade o vereador disse que a câmara não está omissa e ele também está fazendo cobranças junto ao secretario Jesiel Tristão para que o mais rápido possível esse problema seja solucionado.
Daniel parabenizou a iniciativa da população em construir uma casa para uma família carente no bairro Barra Funda, que vive através da venda de materiais recicláveis e não tinha condições de realizar melhorias na residência.
Lucas Otavio Machado comentou sobre a função de um vereador e disse que embora eles tenham elaborado vários projetos e enviado ao executivo, muitos não são atendidos, pois, por lei nem um projeto pode gerar custo à prefeitura e com isso eles ficam parados e acabam ficando apenas no papel.
Lucas lembrou sobre o projeto do plano diretor que foi barrado pelo ministério público, em que foi proibida a construção de edifícios com mais de três andares, ele lamenta, pois isso geraria muitos empregos para cidade e movimentaria a economia no município.
João Batista Vasconcelos iniciou sua fala dizendo que o cargo de vereador precisaria ter mais poder para realizar os projetos que cria, e que se assim fosse, a cidade estaria bem melhor.
Ele comentou que este ano é um ano eleitoral, e pediu para os eleitores pensassem bem em quem realmente está preocupado com a cidade e lamentou por Muzambinho estar sendo entregue a próxima administração da forma como está, que segundo ele é bem pior do que estava no inicio da atual administração.
O vereador João Batista Poscidônio falou sobre o trabalho realizado na cidade pela casa de apoio São Francisco e convidou a população para participar da festa de São José que nesta de semana está acontecendo até o dia 22, em prol da conclusão da obra da casa.
João Batista Poscidônio também comentou sobre a importância do voto neste ano eleitoral e pediu que a população tenha mais interesse na política, que saibam escolher os candidatos que realmente tem compromisso com seus eleitores.
Segundo ele, muitos candidatos usam de formas para enganar o eleitor e acabam dando presentes, cestas básicas e benefícios em troca do voto.
As reuniões ordinárias dos vereadores acontecem no Plenário da Câmara, às segundas-feiras às 20 horas e podem ser acompanhadas pelo site da Câmara Municipal, www.camaramuzambinho.mg.gov.br.
*Foto: Redação Atividade FM.

Compartilhar
Veja também

Secretaria de Saúde de Muzambinho reforça: Vacinação é a melhor forma de se proteger contra vírus gripais
17.06.2025
Campanha Amigos do Amor Azul no ar em Muzambinho
17.06.2025
Cemig alerta sobre soltar pipas próximas à rede elétrica: prática prejudicou mais de 765 mil clientes em 2024
17.06.2025
Motociclista morre em grave acidente na MG-184, em Carmo do Rio Claro
17.06.2025
Trabalho análogo à escravidão volta a ser registrado na região
17.06.2025
Corpo da mulher que morreu em queda de balão foi enterrado nesta terça em Pouso Alegre
17.06.2025
Homem de 74 anos morre após ser atropelado por carro na MG-335, em Ijaci, MG
17.06.2025
Ponto de Atendimento Virtual de Muzambinho é reconhecido pela excelência no atendimento
16.06.2025
Pix Automático começa nesta segunda (16); saiba como funciona
16.06.2025