Secretário de Educação de Muzambinho, Leandro Bueno falou sobre temas da educação no Bom Dia Atividade Especial
17.05.2016
Mudança de escola, creche do Jardim Imigrantes e Projetos da Educação no município estiveram entre os assuntos tratados.O programa Bom Dia Atividade Especial teve como convidado o secretário de Educação de Muzambinho, Leandro Bueno, que tratou de diversos temas de interesse da comunidade sobre a educação no município.
Leandro começou falando da transferência dos alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus para o prédio da Escola Coronel José Martins. De acordo com a avaliação do secretário, a mudança foi muito positiva, pois o antigo lugar era apertado, sem ventilação e com problemas na parte elétrica, além disso, eram encontrados vários insetos.
A mudança foi aprovada por todos os alunos, professores e a comunidade em geral. No novo local o espaço é mais adequado, as condições físicas em geral são melhores e está sendo construída uma quadra, com o apoio do governo de Minas. O terreno também é maior, proporcionando a oportunidade de trazer melhorias para os alunos, disse o secretário.
Leandro disse que o aluguel que era pago no antigo prédio agora está sendo aplicado em outras áreas da educação, como na merenda, material e transporte escolar.
Sobre a situação da creche do Jardim dos Imigrantes, o secretário comentou que o local escolhido para a construção foi equivocado e acredita ser muito difícil a liberação, devido à burocracia que envolve uma obra dessa dimensão.
Ele disse que a construção não seguiu algumas exigências do projeto, estando fora das medições exigidas pela engenharia, e que a administração atual teve que fazer várias correções na obra.
E ainda tem a questão do barranco.
De acordo com Leandro, o município não tem condições financeiras próprias para a construção do muro de arrimo, pois os recursos destinados à educação tem como prioridade o pagamento de salários aos professores. Ele afirmou que não há previsão de término ou inauguração da creche.
Sobre o caso de um aluno que foi agredido na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, onde os familiares usaram redes sociais para criticar o atendimento do caso, o secretário disse que tomou conhecimento dos fatos, que a escola tomou providências e pediu desculpa aos familiares se o aluno não foi atendido da forma que eles esperavam, e que a secretaria divulgaria uma nota explicativa.
A respeito das escolas municipais na zona rural, Leandro afirmou que atualmente há três escolas em funcionamento e que não foi possível reabrir as escolas que foram fechadas, pois o município não tem condições financeiras para manter uma escola pequena com transporte de funcionários, merenda escolar, etc., e que com isso, se torna mais viável para o município, que esses estudantes sejam atendidos nas escolas na zona urbana da cidade.
Leandro também comentou a respeito do EPTV Na Escola, que nesse ano traz o tema “O Brasil que eu quero para o futuro”. Ele esteve presente na abertura, realizada no final do mês de abril em Varginha (MG) e disse que no município o projeto já está lançado.
Todas as escolas que tem alunos no nono ano do Ensino Fundamental participarão do concurso. Os critérios de avaliação serão seguidos pelas escolas e a Secretaria Municipal de Educação, de acordo com o regulamento do concurso.
O secretário falou da importância do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), que aproxima as crianças da polícia, para que elas conheçam como é o trabalho dos militares e conscientizem sobre o combate ao consumo de drogas e violência.
Questionado sobre a feira de empreendedorismo e capacitação de professores no município, Leandro disse que a feira será realizada e a capacitação também, no dia 08 de junho. As atividades serão concentradas na Escola Municipal Sagrado Coração, mas abrangerá todas as escolas municipais.
Sobre o Mente Inovadora, o secretário disse que esse projeto está ativo nas escolas, mas não está sendo trabalhado em sua totalidade, por ser ano eleitoral, pois envolve investimento financeiro.
Alem desses projetos, Leandro também falou da parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho, com o “Aluno Digital”, onde alunos estagiários do curso de Ciência da Computação do Instituto dão aulas de informática para professores e alunos da rede pública.
Questionado a respeito dos valores arrecadados através das festas promovidas pelas escolas, Leandro disse que o dinheiro é usado em gastos do dia-dia, como lanches em viagens culturais, na compra de livros, algum material escolar de emergência, etc.
Ele ainda aproveitou para agradecer e parabenizar a população de Muzambinho pelas doações para as escolas, creches e instituições que sempre estão recebendo algum tipo de ajuda da comunidade.
Segundo Leandro, as escolas estão sendo abastecidas normalmente com os materiais escolares, apesar o material de 2016 ainda não ter sido recebido.
O secretario também emitiu sua opinião a respeito da lei aprovada em Alagoas (SE), que proíbe o professor de expor suas opiniões em sala de aula.
Segundo ele, o professor tem que colocar em discussão os problemas que a sociedade está exposta e incentivar os alunos a também exporem suas opiniões, discutirem entre si, etc. Ele lembrou que a ditadura foi um período muito cruel para a sociedade e que não podemos retroceder no tempo e “aceitar que alguns políticos através de leis injustas barrem o direito que com muito custo foi adquirido”, finalizou.
O programa Bom Dia Atividade Especial vai ao ar todos os sábados, a partir das 8h, trazendo os principais fatos da semana e uma entrevista, com assuntos de interesse da população de Muzambinho e região.
*Foto: Redação Atividade FM.
Compartilhar