Cemig amplia restabelecimento automático de energia em municípios do Sul de Minas
11.05.2016
Serviço alcança 23 mil clientes de 10 municípios.Municípios do Sul de Minas estão recebendo sistemas de restabelecimento automático do fornecimento de energia elétrica, conhecido como self-healing. O sistema que está sendo implantado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig permite restabelecer o fornecimento de energia por uma fonte suplementar, nos casos em que ocorre perda da fonte principal de abastecimento.
Iniciada em 2013, a implantação desse novo serviço chega agora aos moradores de São Tomé das Letras, São Bento Abade, Conceição do Rio Verde, Cachoeira de Minas, Serrania, Passa Vinte, Marmelópolis, Juruaia, Caldas e Pouso Alto, alcançando os mais de 23 mil clientes da Cemig nessas localidades.
Quando há perda da fonte principal de abastecimento por uma causa acidental, o sistema de automação e controle atua imediatamente para isolar o trecho com defeito e aciona o atendimento aos clientes do município por uma fonte auxiliar. “Com a utilização desse sistema reduzimos o tempo de interrupção de energia para nossos clientes de maneira considerável, pois todo o processo, desde o início da ocorrência até o atendimento pela fonte auxiliar, dura menos de três minutos”, afirma o engenheiro Luis Antonio Felber, da Gerência de Automação do Sistema Elétrico da Cemig.
O serviço de automação dos equipamentos para atendimento por dupla alimentação está em fase de ampliação. Em breve, moradores do município de Guapé passarão a contar com o novo serviço, ampliando para 27 mil clientes atendidos. “Concluída esta etapa, as ações continuam para atender mais 34 cidades da região e assim sucessivamente, até alcançarmos a totalidade dos municípios”, informa Felber.
Além de diminuir o tempo de interrupções acidentais para os clientes, o sistema oferece novas possibilidades de atendimento a um custo reduzido, pois está sendo viabilizado a partir da ativação de funcionalidades do sistema de supervisão e controle de redes de distribuição que a Cemig já utiliza.
*Foto: Cemig.

Compartilhar
Veja também

Saúde em Ação será realizado em Muzambinho neste sábado, 22 de fevereiro
19.02.2025
Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas
19.02.2025
MGC-491 em Monte Belo recebe obras de recuperação de pavimento
19.02.2025
Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais estará indisponível de 03 a 20 de março em Muzambinho
19.02.2025
PGR denuncia Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
19.02.2025
Papa está com pneumonia bilateral e quadro requer novo tratamento
19.02.2025
Muzambinho elegeu novos conselheiros tutelares
18.02.2025
Com cenário mais favorável, região registra 10% dos casos de dengue do mesmo período de 2024 Conforme a SES-MG, região tem 667 casos confirmados
18.02.2025
Operação policial resulta na apreensão de drogas em laboratório clandestino em Alfenas
18.02.2025