PROCON de Muzambinho explica os direitos dos passageiros de Ônibus
09.06.2014
Mudança na Resolução estabelece que passageiro de ônibus tem direito a alimentação e acomodação.A coordenadora do Procon de Muzambinho, Raquel Piconez V. Gomes, explica em detalhes as mudanças que já estão valendo desde o dia 03/04/2014. A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, publicou a Resolução nº 4.282, que normatiza vendas de bilhetes de passagens de ônibus interestaduais e internacionais.
De acordo com a medida, no caso de interrupção ou retardamento da viagem por mais de três horas, por algum motivo imputado à transportadora, bem como nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, o passageiro tem direito a receber alimentação, até que o problema seja resolvido. Quando não for possível a continuidade da viagem no mesmo dia, a empresa terá que providenciar acomodação para o passageiro.
A partir desta data, o bilhete passa a ser nominal, o que possibilita a emissão de 2ª via. Além disso, em caso de atraso da partida por culpa da empresa, por período superior à uma hora, o passageiro poderá optar se quer continuar a viagem em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, por conta da transportadora ou a receber de imediato o valor do bilhete de passagem.
A Resolução estabelece que o passageiro terá direito a receber a importância paga no caso de desistência da viagem, observadas as regras de reembolso, facultado à transportadora, conforme o caso, reter até 5% a título de comissão de venda e multa compensatória, da importância a ser restituída ao passageiro, desde que o passageiro manifeste-se com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida constante no bilhete, se o consumidor desistir com menos de três horas antes ou no ato do embarque, ele não tem direito a restituição do valor pago pela passagem, apenas a remarcação desta, para o mesmo destino por 1 ano.
O passageiro terá direito a comprar passagem com validade de um ano, a contar da data de sua primeira emissão, independente de estar com data e horário marcados, sendo que os Bilhetes de Passagem adquiridos com antecedência mínima de sete dias da data da viagem poderão não ter horário de embarque definido.
Os usuários poderão também, remarcar o bilhete adquirido com data e horário previamente marcados, observado o prazo de validade do bilhete, para utilização na mesma linha, seção e sentido, podendo inclusive optar por serviço em veículo de categoria diversa do originalmente contratado, arcando com as diferenças dos valores de tarifa, no caso de serviço em veículo de categoria superior ou tendo direito à restituição das diferenças de preço, no caso de serviço.
O consumidor ou fornecedor que tiver dúvidas pode encaminhar um email para proconmuzambinho@hotmail.com ou comparecer pessoalmente no PROCON de Muzambinho, na Praça Pedro de Alcântara Magalhães 253, de segunda a sexta feira, das 7:30 as 16 horas.

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