Prazo para o CAR termina na quinta-feira, dia 05 de maio
27.04.2016
Geógrafo Luiz Carlos Mattos, esteve no programa Bom Dia Atividade Especial e explicou os benefícios do cadastramento dentro do prazo.O programa Bom Dia Atividade Especial do último sábado (23) recebeu o geógrafo Luiz Carlos Mattos, que veio mais uma vez aos estúdios da Atividade FM para alertar os proprietários de imóveis rurais sobre a importância do cadastramento rural e explicar os benefícios do CAR.
De acordo com o geógrafo, o CAR é o Cadastro Ambiental Rural, um registro público eletrônico do governo federal obrigatório para todos os imóveis rurais com a finalidade de integrar informações ambientais e assim, compor a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.
Este cadastro é realizado uma única vez e foi instituído pelo novo código florestal brasileiro.
O prazo expira no próximo dia 05 de maio, quinta-feira e quem fizer o cadastro dentro do prazo, o novo código florestal prevê uma série de benefícios ao proprietário rural, como explica Luiz: acesso ao crédito rural e demais programas oficiais de incentivo a produção reconhecimento das áreas consolidadas; recomposição parcial das áreas de preservação permanente; compensação da reserva legal fora do imóvel; cálculo das áreas de preservação permanente na reserva legal; indicação da área para reserva legal.
O cadastro ainda dispensa a averbação em cartório de registro de imóveis e a oportunidade de suspender multas ambientais cometidas até dia 22 de julho de 2008, desde que a situação seja regularizada por meio do PRA (Programa de Regularização Ambiental).
Ainda segundo Luiz, no município de Muzambinho assim como no estado de Minas estima-se segundo os dados do SICAR MG (Sistema de Cadastro Ambiental Rural) que já foram feitos 70% dos cadastros e como o prazo é somente até o dia 5 de maio, faltam ainda 30% a serem realizados em um curto espaço de tempo.
O cadastro no CAR é feito através de uma plataforma online no Ministério do Meio Ambiente, similar à declaração do imposto de renda. Luiz disse que o proprietário rural pode realizar o cadastro por conta própria, porém a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) aconselha que se dirijam até o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade ou da região onde estão ofertando esse serviço, para realizar o cadastro através de profissionais capacitados, credenciados e certificados pelo ministério.
Todas as propriedades e posses rurais independente do tamanho, mesmo se não houver nenhum tipo de produção estão obrigados a realizar o cadastro. Para quem não efetuar até o prazo máximo, além de não ter acesso aos benefícios que o CAR disponibiliza, após cinco anos a propriedade estará sujeita a multas.
Luiz explicou que não é necessária a ida do profissional até a propriedade para fazer o CAR, pois o mapeamento é feito através de imagens de satélite. Os documentos necessários são os do proprietário(s) e documentos da propriedade.
Caso algum proprietário tenha dúvidas, o geógrafo Luiz Carlos Mattos e sua equipe estão à disposição no Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho que está situado a Rua Aparecida nº 104 no centro, telefone (35) 3571-1766.
*Foto: Redação Atividade FM.
Compartilhar
Veja também
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025
Homem morre após carro bater de frente com carreta na MG-050 em Alpinópolis
16.10.2025