Risco de focos do Aedes em pátio abandonado de Muzambinho é destaque de reportagem da EPTV
08.03.2016
Equipe esteve no pátio abandonado que está com sucata acumulando água e focos do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zica vírus.Muzambinho foi novamente destaque em uma reportagem exibida pela EPTV Sul de Minas. O assunto dessa vez foi o pátio abandonado. Desde o incêndio que ocorreu em 2013, o pátio que está com sucata, tem sido motivo de dor de cabeça para alguns moradores de Muzambinho.
Por se tratar de um lugar aberto, a água tem se acumulado e tem sido o local perfeito para a moradia do mosquito Aedes aegypti.
Um amontoado de sucata no pátio foi o que restou de 50 carros apreendidos pela Policia Civil e Militar de Muzambinho.
Eles ficaram neste espaço por décadas, quando em 2013 um incêndio no local deixou os veículos destruídos. O pátio já não é mais cadastrado pelo DETRAN.
O cenário de ferro velho incomoda e assusta quem mora por perto, e segundo a reportagem ainda pode ter um inimigo silencioso, o mosquito Aedes aegypti, pois após o incêndio, os carros ficaram sem vidros, com portas, janelas e motores abertos, acumulando água.
A equipe da reportagem encontrou água parada em peças jogadas pelo o terreno e dentro dos carros, contendo larvas do mosquito.
Segundo os moradores que foram entrevistados, é desesperador saber que moram ao lado de focos do mosquito. Para eles é falta de consideração com o povo. De acordo com a reportagem o responsável e proprietário do pátio não quis dar entrevista.
O coordenador da vigilância epidemiológica, Fábio Vasconcelos Prado disse que já cansou de notificar os responsáveis. Na entrevista ele disse que já foram feitas cinco notificações para os responsáveis relacionadas à promotoria e a delegacia de Policia Civil.
O delegado Adnan Cassiano Grava, disse à equipe de reportagem que a burocracia impede a retirada da sucata. Segundo ele pelo fato do pátio não ser credenciado ao Detran impossibilitava o leilão e o ideal seria um acordo para entregar os veículos à um pátio credenciado.
A reportagem mostrou que alguns materiais foram retirados e levados para um lugar coberto. O restante será coberto com lona para evitar o acumulo de água e ainda segundo o delegado, até o final do ano todos os veículos serão leiloados.
*Foto: EPTV Sul de Minas.
Compartilhar