Governo do Estado, Ministério Público e prefeituras de Minas Gerais se unem no combate ao Aedes aegypti
29.02.2016
O encontro reuniu prefeitos e secretários de saúde de municípios mineiros.O líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), participou na última quinta-feira (25/02), no Minascentro, da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre o governo estadual, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) com o objetivo de unir os Poderes no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O encontro reuniu prefeitos e secretários de saúde de municípios mineiros para tratar das ações necessárias ao combate à dengue, chikungunya e zika vírus.
Na ocasião, o governador Fernando Pimentel convocou os gestores públicos e a população mineira a trabalhar de forma ainda mais intensa no combate ao mosquito.
“Está, aqui, o representante do governo federal, o presidente da Assembleia Legislativa, o governador, o vice-governador, o presidente do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, as forças militares, os secretários do Estado, os prefeitos.
O problema é quem não está. Minas Gerais tem 853 municípios, 180 estão aqui. Ainda não chegamos ao grau de mobilização necessário.
Nós estamos fazendo tudo o que podemos”, afirmou.
O governador lembrou o período em que esteve à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e uma grave epidemia de dengue também precisou ser enfrentada.
Naquele momento, segundo ele, o apoio dado pelos governos federal e estadual era menor ao que é dado hoje aos prefeitos.
“A campanha do Ministério da Saúde dos 10 minutos contra a dengue é uma campanha boa.
Quem dera eu tivesse tido esse apoio quando, no início dos anos 2000, enfrentamos uma epidemia de dengue de quase 15 mil casos em Belo Horizonte.
Agora nós temos e podemos enfrentar juntos. Venceremos essa epidemia no dia que a população se voltar para casa e se dedicar a combater o mosquito no quintal de casa”, ressaltou.
Na avaliação de Fernando Pimentel, a liberação de recursos pelo governo de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde é insuficiente se a população não ajudar.
“Não é suficiente se o próprio cidadão e a cidadã não se envolverem nesse combate, nessa guerra dele contra o mosquito.
Tem muito município com o recurso disponível, mas que ainda não contratou os agentes. Esse é o nosso desafio, mobilizar quem não está mobilizado.
Por isso, temos que sair daqui com ânimo redobrado, não vai ser um mosquitinho desse que vai nos vencer”, afirmou.
O deputado Durval Ângelo elogiou a iniciativa. “O governo tem feito a sua parte no combate ao mosquito”, destacou.
*Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Compartilhar
Veja também

Taça EPTV Sul de MG de Futsal: veja divisão e tabela dos grupos da 2ª fase
25.05.2022
Sopão Solidário será realizado nesta quinta em Muzambinho
25.05.2022
Com o inverno, Saúde alerta para baixa vacinação de idosos e crianças contra covid-19
25.05.2022
Terceira parcela do IPVA 2022 vence a partir desta quarta-feira (25/5)
25.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: Muzambinho se classifica para 2ª fase
25.05.2022
Dia D da Campanha do agasalho acontece neste sábado, dia 28 no CRAS de Muzambinho
25.05.2022
Projeto que garante reserva de vagas para negros e pardos no serviço público municipal foi aprovado em 2º turno em Muzambinho
25.05.2022
Vereadoras de Muzambinho participam da 1ª Conferência Nacional de Vereadoras do Brasil
25.05.2022
Muzambinhense é convocada para seleção brasileira de base de canoagem
24.05.2022