Proximidade de São Sebastião do Paraíso com SP faz autoridades ficarem em alerta por Zika
23.02.2016
São Sebastião do Paraíso fica a apenas 100 Km de Ribeirão Preto. Cidade paulista já tem 1557 casos de dengue e 10 gestantes com Zika.A proximidade com o Estado de São Paulo tem feito com que os moradores de São Sebastião do Paraíso (MG) redobrem a atenção com a possibilidade de contrair o vírus da zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Cidades como Ribeirão Preto (SP), que vivem um surto de dengue, estão localizadas a apenas 100 quilômetros da cidade.
Só em janeiro, 1557 casos de dengue foram registrados na cidade paulista e 10 gestantes foram diagnosticadas com o vírus da zika.
"Nós estamos a cento e poucos quilômetros de Ribeirão Preto e Ribeirão infelizmente está passando por um problema muito sério referente a esse caso da Zika e o fluxo de pessoas de Paraíso para Ribeirão Preto é muito grande. Então essa é a nossa preocupação, pessoas que trabalham lá, que fazem tratamento nesse município. Essa é a nossa preocupação", disse Gustavo Bernardinho, coord. zoonoses de São Sebastião do Paraíso.
m 2015, São Sebastião do Paraíso viveu uma epidemia de dengue, com 1232 casos confirmados. Neste ano já foram quase 90 notificações. Por conta disso, a prefeitura tem intensificado os trabalhos de combate aos focos de mosquito da dengue e principalmente a conscientização das pessoas.
Além de não ter um diagnóstico rápido, os sintomas do vírus da zika são mais fracos do que o do vírus da dengue.
"A Zika a gente tem que ficar muito atento quando atende uma mulher se ela está gestante ou não. É descrito, já está confirmado sequelas, complicações neurológicas em gestantes que tiveram a doença na gestação, principalmente no início da gestação", disse o médico infectologista José Carlos Costa Júnior.
Compartilhar