MP reage contra decisão da Câmara sobre entrada de agentes em imóveis para combater o mosquito da dengue em Guaxupé
18.02.2016
Decisão do promotor foi tomada após vereadores votarem contra o projeto da prefeitura que autorizava agentes da Saúde a entrar em imóveis sem ordem judicial.O Ministério Público (MP) de Guaxupé reagiu contra a decisão do Legislativo, que votou contra projeto da prefeitura, onde os profissionais da Saúde poderiam entrar em casas, comércios e principalmente imóveis abandonados, caso houvesse indícios dos focos do mosquito. A notícia provocou a revolta da população, já que o país luta contra o transmissor da dengue, Zica vírus e chikungunya.
O promotor Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira enviou ofício ao município solicitando que a Secretaria de Saúde aponte quem tem oferecido resistência à inspeção da Vigilância Sanitária. Estes, de acordo com o representante do MP, serão tratados como criminosos e responderão a inquérito policial.
Conforme o promotor, os estabelecimentos poderão ser inclusive arrombados, num trabalho que será realizado com o auxílio da Polícia Militar. O promotor que disse ainda que poderá haver a aplicação de multas e até a desapropriação dos imóveis que ‘andarem na contramão’ do trabalho realizado pelo poder público.
Segundo as informações publicadas no Jornal Jogo Sério, o promotor sugeriu ainda que a prefeitura realize um mutirão de limpeza. Também neste aspecto, a promotoria entende ser suficiente o prazo de cinco dias para que proprietários de lotes vagos limpem suas propriedades, caso não queiram ser penalizados, conforme a legislação.
O mutirão, de acordo com a comunicação social da prefeitura, está previsto para começar em março.
Nesta semana a prefeitura de Guaxupé lançou um site exclusivo para que a população colabore com a Vigilância Epidemiológica fazendo denúncias de locais que possam ter possíveis focos de dengue. O endereço é www.guaxupecontradengue.guaxupe.mg.gov.br.
O site foi divulgado na página oficial da prefeitura e de acordo com a nota diz ainda que o combate à dengue só tem eficácia se houver a colaboração da população, seja através de denúncias ou até mesmo na limpeza de seus quintais e terrenos. O Poder Público sozinho não consegue êxito satisfatório no trabalho.
* Foto Jornal Jogo sério

Compartilhar
Veja também

Com 710 vagas, cursos gratuitos de turismo têm inscrições abertas em Minas Gerais
16.07.2025
Maquiador de Guaxupé realiza sonho de maquiar Ana Castela
16.07.2025
Jovem é preso após esfaquear ex-namorada enquanto ela dormia com filho de 3 anos no colo, em Senador Amaral
16.07.2025
Motociclista e idoso de 80 anos ficam feridos após atropelamento no Centro de Poços de Caldas
16.07.2025
Mulher é morta a facadas em Campo Belo
16.07.2025
Propriedades rurais são multadas por irregularidades na captação de água em 6 municípios da região
16.07.2025
Motorista de aplicativo é encontrado morto dentro do carro
14.07.2025
Câmara Municipal de Muzambinho será ponto de doação de livros para o FeLiM 2025
14.07.2025
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Alpinópolis
14.07.2025