MP reage contra decisão da Câmara sobre entrada de agentes em imóveis para combater o mosquito da dengue em Guaxupé
18.02.2016
Decisão do promotor foi tomada após vereadores votarem contra o projeto da prefeitura que autorizava agentes da Saúde a entrar em imóveis sem ordem judicial.O Ministério Público (MP) de Guaxupé reagiu contra a decisão do Legislativo, que votou contra projeto da prefeitura, onde os profissionais da Saúde poderiam entrar em casas, comércios e principalmente imóveis abandonados, caso houvesse indícios dos focos do mosquito. A notícia provocou a revolta da população, já que o país luta contra o transmissor da dengue, Zica vírus e chikungunya.
O promotor Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira enviou ofício ao município solicitando que a Secretaria de Saúde aponte quem tem oferecido resistência à inspeção da Vigilância Sanitária. Estes, de acordo com o representante do MP, serão tratados como criminosos e responderão a inquérito policial.
Conforme o promotor, os estabelecimentos poderão ser inclusive arrombados, num trabalho que será realizado com o auxílio da Polícia Militar. O promotor que disse ainda que poderá haver a aplicação de multas e até a desapropriação dos imóveis que ‘andarem na contramão’ do trabalho realizado pelo poder público.
Segundo as informações publicadas no Jornal Jogo Sério, o promotor sugeriu ainda que a prefeitura realize um mutirão de limpeza. Também neste aspecto, a promotoria entende ser suficiente o prazo de cinco dias para que proprietários de lotes vagos limpem suas propriedades, caso não queiram ser penalizados, conforme a legislação.
O mutirão, de acordo com a comunicação social da prefeitura, está previsto para começar em março.
Nesta semana a prefeitura de Guaxupé lançou um site exclusivo para que a população colabore com a Vigilância Epidemiológica fazendo denúncias de locais que possam ter possíveis focos de dengue. O endereço é www.guaxupecontradengue.guaxupe.mg.gov.br.
O site foi divulgado na página oficial da prefeitura e de acordo com a nota diz ainda que o combate à dengue só tem eficácia se houver a colaboração da população, seja através de denúncias ou até mesmo na limpeza de seus quintais e terrenos. O Poder Público sozinho não consegue êxito satisfatório no trabalho.
* Foto Jornal Jogo sério

Compartilhar
Veja também

Campanha do Agasalho recebe doações de cobertores, roupas e calçados em Muzambinho
21.05.2022
Guaxupé registrou mais de 190 casos de Covid-19 no boletim semanal
21.05.2022
Nova resolução volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados em Botelhos, MG
21.05.2022
Senac de Varginha abre inscrições para três cursos técnicos gratuitos à distância
20.05.2022
Gigante de e-commerce de moda lança programa de treinamento e formação para moradores em Extrema
20.05.2022
Com -0,9°C, Caldas e Maria da Fé registram menores temperaturas de MG
20.05.2022
Maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia será inaugurado neste fim de semana
20.05.2022
Copasa comunica falta de água em alguns bairros de Muzambinho nesta quinta, 19 de maio
19.05.2022
Prefeitura de Guaxupé retorna obrigatoriedade de máscaras nas escolas
19.05.2022