Rodovia BR-146 vira lamaçal no trecho entre Guaxupé e Passos
19.01.2016
Dnit informou que não há previsão de retomada da obra parada em 2015. Faltam 7,8 km de trecho para ser pavimentados no local.Com as obras paradas há pelo menos três meses e as recentes chuvas, o trecho da Rodovia BR-146, que liga Guaxupé (MG) a Passos (MG), virou um lamaçal. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), não há previsão de retorno dos trabalhos. Enquanto a situação não se resolve, os moradores se viram como podem para passar pelo local. O trecho todo tem 44 km, mas faltam 7,8 km de terra que precisam ser pavimentados.
Quem passa pelo trecho entre Bom Jesus da Penha (MG) e Passos nem imagina o problema que vai encontrar pela frente. Além da lama, não há sinalização sobre as condições da estrada e são os próprios moradores que tentam alertar os motoristas.
O Edmilson Donizete Lopes mora em frente a um dos piores trechos da BR-146 e para ele, a melhor opção de quem passa no local é dar meia volta. “Voltar e passar por Alpinópolis, dar uma volta de 80 km é o melhor jeito!”, disse.
E foi o que o caminhoneiro Rodrigo melo fez. Depois de tentar atravessar parte da estrada e ficar preso no lamaçal, ele resolveu voltar. “A estrada está horrível, até o para-choque do caminhão quebrou”, contou.
Para conseguir sair da lama, ele precisou da ajuda de um trator, que, aliás, é o que tem salvado muitos motoristas que ficam atolados no trecho. “É muito sofrimento, quando eu posso, ajudo os motoristas. Se a gente não socorrer, eles ficam aqui”, disse o produtor rural Rubens Aguiar.
Tem também quem já desistiu de tentar passar de carro e agora enfrenta o trecho a pé, mesmo debaixo de chuva. “Eu preciso passar para levar milho”, comentou o produtor rural Reis de Oliveira.
Já a professora Keila Honório França usa sacolinhas nos pés para atravessar a pista. A casa dela fica em um nível abaixo da estrada e quando chove, a água desce, levando toda a terra para o terreno onde ela mora. O jeito é improvisar na hora de sair e voltar. E o início do ano letivo também a preocupa “Eu preciso por para anda e mesmo com elas está difícil. Agora, com o início das aulas próximo, com a lama na estrada é perigoso para as crianças e adolescentes, todos tem medo, prejudica a nossa aula, porque quando é assim até são suspensas”, disse.
Já o produtor rural Mateus Correia teve a moto furtada na última semana, mas não conseguiu nem registrar a ocorrência por causa da situação da estrada. “O policial não conseguir vir até aqui, teve que voltar e eu não consegui nem fazer o boletim de ocorrência por causa da estrada”, relatou.
Questionado, o Dnit informou que as obras estão paradas desde setembro de 2015 por falta de verbas. De acordo com o departamento, a situação vai continuar como está, na lama, por causa do período e chuvas. Ainda segundo o órgão, para concluir a obra, o Governo Federal precisa disponibilizar cerca de R$ 40 milhões. No entanto, não há data para liberação da verba.
*Foto: Reprodução EPTV

Compartilhar
Veja também

Taça EPTV Sul de MG de Futsal: veja divisão e tabela dos grupos da 2ª fase
25.05.2022
Sopão Solidário será realizado nesta quinta em Muzambinho
25.05.2022
Com o inverno, Saúde alerta para baixa vacinação de idosos e crianças contra covid-19
25.05.2022
Terceira parcela do IPVA 2022 vence a partir desta quarta-feira (25/5)
25.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: Muzambinho se classifica para 2ª fase
25.05.2022
Dia D da Campanha do agasalho acontece neste sábado, dia 28 no CRAS de Muzambinho
25.05.2022
Projeto que garante reserva de vagas para negros e pardos no serviço público municipal foi aprovado em 2º turno em Muzambinho
25.05.2022
Vereadoras de Muzambinho participam da 1ª Conferência Nacional de Vereadoras do Brasil
25.05.2022
Muzambinhense é convocada para seleção brasileira de base de canoagem
24.05.2022