Saúde Pública de Muzambinho vira debate na Câmara
28.05.2014
Administrador da Santa Casa de Muzambinho, Luiz Carlos Dias e o Secretário de Saúde do Município, Fernando José Silva, prestaram esclarecimentos sobre os serviços prestados na cidade.As reclamações constantes por parte da população de Muzambinho em relação ao atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa fizeram com que o tema viesse à tona no debate político local nos últimos dias. A convite do Vereador Lucas Otávio Machado, o administrador da Santa Casa de Muzambinho, Luis Carlos Dias, esteve na Câmara Municipal, durante a reunião da segunda-feira (26), para prestas esclarecimentos sobre o funcionamento desta unidade de atendimento de urgência e emergência.
Luis Carlos Dias esclareceu que o Pronto Socorro de Muzambinho funciona dentro das instalações da Santa Casa através de um contrato com a Prefeitura do Município. O administrador frisou que o atendimento do Pronto Socorro é prioritariamente para urgências ou emergências e que a grande maioria das pessoas que procuram o atendimento não estão enquadradas nessas categorias. Para Luis as pessoas deixam de procurar os Postos de Saúde para se dirigirem ao Pronto Socorro, causando a demora no atendimento.
“Chegam em média 10 pessoas por hora no Pronto Socorro e nós contamos com um médico e duas enfermeiras. Quando chega um paciente, como aconteceu hoje, com suspeita de AVC, o médico não conseguirá atender a esse paciente em apenas 10 minutos. Vai gastar 40 minutos, uma hora, uma hora e meia. Isso vai gerar uma fila de mais de 15 pessoas na espera”, disse Luis Carlos Dias na Tribuna da Câmara.
Os vereadores que sucederam a fala do Administrador da Santa Casa foram unânimes na opinião de que falta à população mais informação e conscientização no sentido de procurar os atendimentos mais simples, como febres, crises hipertensivas e problemas respiratórios, nos Postos do Programa de Saúde da Família, os PSFs, ou nos Postos de Saúde Municipais.
Antes da reunião dos vereadores desta segunda-feira, no sábado (24), o Secretário de Saúde de Muzambinho, Fernando José Silva, foi o entrevistado do programa Bom Dia Atividade Especial, da Rádio Atividade FM, e tratou do tema. Aos microfones da Atividade FM, Fernando falou que mantém contado quase que diariamente com o Administrador do Hospital. O Secretário lembrou que não cabe à Prefeitura a contratação dos médicos, mas que a Secretaria, como contratante dos serviços, tem obrigação de zelar pela qualidade do atendimento. Fernando também mencionou casos em que a urgência e emergência faz com que haja atrasos nos atendimentos mais simples e os pacientes não entendem a situação.
Fernando Silva também foi ouvido pelos vereadores na reunião de segunda feira. Na ocasião, o Secretário frisou que o repasse para a Santa Casa atualmente é 100% superior ao que era repassado na Administração passada e que não há problemas de falta de Agentes de Saúde nos Postos do PSF’s, a não ser um dos postos, em que falta ainda a contração de um agente.

Compartilhar
Veja também

Moradores de asilo testam positivo para Covid-19 na véspera da vacinação em Carmo do Rio Claro, MG
23.01.2021
Confira o boletim mais atualizado sobre a Covid-19 na região
23.01.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho nesta sexta-feira, 22 de janeiro
22.01.2021
Guaxupé registra dois óbitos por Covid-19 nesta sexta
22.01.2021
Vereadores de Muzambinho fazem reivindicações em reunião ordinária
21.01.2021
Monte Belo registra 10º óbito por Covid-19
21.01.2021
Confira o boletim atualizado da Covid-19 em Muzambinho
21.01.2021
Muzambinho inicia a campanha de vacinação contra Covid-19
21.01.2021
Teste rápido para Covid-19 criado na USP é 5 vezes mais barato e quer facilitar testagem em massa
21.01.2021