Após retirada de ponte, produtores se arriscam em pinguela entre Juruaia e Muzambinho
12.01.2016
Bairros rurais de Muzambinho e Juruaia são ligados pela única ponte removida há 7 meses. Produtores rurais dependem da ponte para escoamento de alimentos.Ir da cidade de Juruaia (MG) para Muzambinho (MG) tem sido um desafio para os moradores dessas duas cidades, que precisam se arriscar por uma pinguela. O problema afeta os municípios há sete meses, desde que a ponte que existia no local foi retirada pela Prefeitura de Muzambinho e não foi substituída.
Seria fácil para quem vive no bairro dos Macacos, em Juruaia e no Ponte Preta, em Muzambinho, passar de um município para o outro, se não faltasse o essencial: uma ponte sobre o Rio Muzambo, que corta as duas cidades. Os produtores rurais, que dependem da travessia entre os bairros para o escoamento dos produtos, reclamam da situação.
“Cadê a ponte que estava aqui? Está sem ponte e nós penando aqui, ainda mais correndo risco de vida a nossa população, fora a humilhação e o constrangimento, isso tudo que nos falta”, disse o produtor rural Higino Antônio da Silva.
Cansados de esperar por uma nova ponte, os moradores decidiram improvisar: fizeram uma passagem com troncos de árvores e pedaços de madeira. O corrimão fica de um lado só e é feito de bambu. É um desafio de equilíbrio encarado todos os dias por quem precisa ir de uma cidade para a outra.
Segundo a lavradora Maura Martins da Silva, a pinguela é tão estreita que só passa uma pessoa por vez. O medo é o maior obstáculo. “Fico tremendo, com as pernas mole, não posso nem olhar para baixo. Ela balança muito, eu tenho tontura, labirintite e estamos sofrendo muito com esse problema. E temos que passar, porque é o único caminho”, comentou.
Mas é pior para quem depende da travessia para fazer negócios, como o produtor de milho Wilson José da Silva, que precisa unir o equilíbrio à força para carregar as sacas. “O outro caminho que existe tem que dar uma volta de 15 km, e se for pagar carreto para isso fica muito caro, então eu tive que passar com 2 toneladas de adubo nas costas. Um vizinho ficou do lado com uma carrocinha, pegava o adubo e levava para a roça para eu poder plantar”, relatou.
O produtor Carlos Eduardo Martins Silva também sente falta da ponte. Ele leva os galões de leite para os clientes no braço, já que nem cavalo passa pelo local. A travessia pelo rio já foi uma opção, mas não é mais possível. “É bem pesado e o corrimão de segurar é mole, é perigoso, mas fazer o quê? É a vida né? O latão já caiu lá embaixo, perdi. É custoso”, contou.
E apesar de reclamar sobre os problemas quase diariamente na prefeitura, os moradores não conseguem um prazo para que o problema seja resolvido. “ A gente paga os impostos, para onde vai o dinheiro dos impostos que nós pagamos? Aí ficamos aqui isolados, não tem condição não”, reclamou a lavradora Dionízia Aparecida da Silva Paula.
Procurado, o secretário de Obras de Muzambinho (MG), Jesiel Tristão, informou que o processo de licitação para a construção da nova ponte será feito nos próximos dias. A verba de repasse do governo estadual já está autorizada. A obra vai custar R$ 300 mil e será feita de concreto. Ele não informou quando ela a ponte deverá ficar pronta.
*Foto: EPTV

Compartilhar
Veja também

Inverno 'com cara de inverno' começa nesta sexta-feira
20.06.2025
Batida entre carreta, furgão e motocicleta deixa uma pessoa morta na Rodovia Fernão Dias, em Cambuí
20.06.2025
Ministério Público apura possível contaminação na Represa Bortolan, em Poços de Caldas
20.06.2025
Polícia Civil investiga corte irregular de araucárias em São Lourenço
20.06.2025
Feammi 2025: Feira de moda íntima terá desfiles, palestras e networking em Monte Belo
20.06.2025
Festival Colheita Cultural está em sua quarta edição e acontece entre Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP)
19.06.2025
Polícia Civil desarticula célula neonazista que atuava em MG e SP na Operação Overlord
19.06.2025
Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 19/06
19.06.2025
Copom eleva taxa básica de juros da economia pela sétima vez seguida
19.06.2025