Folias de Reis de Muzambinho e da região mantém tradição no dia 6 de janeiro
07.01.2016
Festa católica representa a atitude dos três reis magos no nascimento de Jesus.A tradição das Folias de Reis continua bem preservada em Muzambinho e na região. Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, várias promessas foram cumpridas.
Em Muzambinho, a comemoração aconteceu nos bairros Patrimônio e Morro Preto. Renato Ellis, Assessor Técnico do Patrimônio Histórico de Muzambinho, participou da chegada da Companhia de Reis do Patrimônio. Segundo ele, a festividade na comunidade é uma das mais antigas da cidade, com mais de 78 anos de história, e uma tradição que atravessa gerações.
O festeiro convida vários foliões para cumprir sua promessa. A companhia se reúne no dia 25 de dezembro, para iniciar as visitas em várias residências tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo, até o dia da entrega da promessa, 6 de janeiro, na casa do festeiro.
A Folia de Reis é uma festa católica ligada à comemoração do natal e com o intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar. Os reis fizeram uma longa viagem até a manjedoura, lá chegando, apenas no dia seis de janeiro. Narra à tradição que eles seguiram a estrela que lhes indicava a localização exata de Jesus, e também que eles teriam oferecido ao Menino, ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina, a fé, já que o incenso era muito usado nos templos para representar as preces; e o terceiro, a imortalidade e a alusão à sua futura morte no martírio, pois a mirra era muito utilizada para a preparação dos cadáveres, com o propósito de conservá-los infinitamente.
Uniformizados com instrumentos e fantasias e fazendo representações dos Três Reis Magos e outros personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população até os dias de hoje.
De acordo com Alex Sôda, Presidente da ADEFOSUL, mais de 40 Folias de Reis de 39 cidades são filiadas a Associação em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas.
A associação, que representa o segmento, promove eventos culturais nas cidades da região durante o ano todo através de parcerias com as prefeituras municipais.
*Foto: Domingos Mazzilli

Compartilhar
Veja também

Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025
Homem morre após carro bater de frente com carreta na MG-050 em Alpinópolis
16.10.2025