Folias de Reis de Muzambinho e da região mantém tradição no dia 6 de janeiro
07.01.2016
Festa católica representa a atitude dos três reis magos no nascimento de Jesus.A tradição das Folias de Reis continua bem preservada em Muzambinho e na região. Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, várias promessas foram cumpridas.
Em Muzambinho, a comemoração aconteceu nos bairros Patrimônio e Morro Preto. Renato Ellis, Assessor Técnico do Patrimônio Histórico de Muzambinho, participou da chegada da Companhia de Reis do Patrimônio. Segundo ele, a festividade na comunidade é uma das mais antigas da cidade, com mais de 78 anos de história, e uma tradição que atravessa gerações.
O festeiro convida vários foliões para cumprir sua promessa. A companhia se reúne no dia 25 de dezembro, para iniciar as visitas em várias residências tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo, até o dia da entrega da promessa, 6 de janeiro, na casa do festeiro.
A Folia de Reis é uma festa católica ligada à comemoração do natal e com o intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar. Os reis fizeram uma longa viagem até a manjedoura, lá chegando, apenas no dia seis de janeiro. Narra à tradição que eles seguiram a estrela que lhes indicava a localização exata de Jesus, e também que eles teriam oferecido ao Menino, ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina, a fé, já que o incenso era muito usado nos templos para representar as preces; e o terceiro, a imortalidade e a alusão à sua futura morte no martírio, pois a mirra era muito utilizada para a preparação dos cadáveres, com o propósito de conservá-los infinitamente.
Uniformizados com instrumentos e fantasias e fazendo representações dos Três Reis Magos e outros personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população até os dias de hoje.
De acordo com Alex Sôda, Presidente da ADEFOSUL, mais de 40 Folias de Reis de 39 cidades são filiadas a Associação em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas.
A associação, que representa o segmento, promove eventos culturais nas cidades da região durante o ano todo através de parcerias com as prefeituras municipais.
*Foto: Domingos Mazzilli

Compartilhar
Veja também

Cemig SIM oferece energia mais barata para moradores de Muzambinho
05.07.2025
25ª Cavalhada de Palmeiral celebra a cultura sertaneja com música e tradição em Botelhos
04.07.2025
Prouni do 2º semestre: inscrições terminam nesta sexta
04.07.2025
Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS
04.07.2025
Operação Ianque desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos a propriedades rurais na região
04.07.2025
Muzambinhense recebe homenagem nacional por destaque no marketing digital
04.07.2025
Curso de Prospecção de Clientes tem inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Curso Gratuito de Derivados do Leite está com inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025