Confira dez atitudes simples na direção que tornam a viagem mais segura e prazerosa
24.12.2015
Mesmo com sinalização e fiscalização intensificadas no fim do ano, motorista deve fazer a sua parte para garantir uma viagem segura.Nas viagens de fim de ano, motoristas nem sempre conseguem deixar para trás o estresse do trânsito urbano, o que pode aumentar a tensão e causar acidentes.
Entre outras providências, as concessionárias prometem maior sinalização das pistas e aumento do número de guinchos e ambulâncias, entre outros veículos de atendimento. Mas o motorista deve fazer sua parte. Há formas de tornar a viagem segura e prazerosa. Basta seguir algumas regras simples de convivência, uma espécie de etiqueta a ser aplicada no trânsito.
DISTÂNCIA
Nas cidades (ambiente no qual a maioria dos motoristas transita durante todo o ano), a velocidade é menor, assim como as consequências de uma eventual colisão. Nas estradas, a velocidade pode ser multiplicada por oito vezes, com sérios danos em caso de acidentes. É importante manter distância segura entre os veículos. Com o espaço equivalente a dois automóveis para o carro da frente, é mais fácil frear em caso de emergência.
FAROL
Durante a viagem, é recomendável uso de farol baixo, de dia ou à noite. Dependendo das condições climáticas do dia (neblina ou chuva, por exemplo), o farol ajuda a visualização do carro por outros motoristas. À noite, ele ilumina sem ofuscar quem vem no sentido oposto. Não use luzes de neblina dianteira ou traseira sem necessidade. Eles atrapalham os demais motoristas.
SEM PISCA-PISCA
Não se deve usar o lampejador do farol alto para pedir passagem. Caso se queira passar (e desde que não se exceda a velocidade máxima permitida no local), acione a seta para o lado esquerdo e espere que o motorista dê caminho.
PISCA-ALERTA
Não deve ser acionado em movimento. O pisca-alerta só deve ser usado com o veículo parado. De acordo com o coordenador de tráfego da Ecovias, Danyel Nunes, se empregado em movimento, o pisca-alerta pode causar acidentes, pois outros motoristas podem frear bruscamente, se entenderem que o carro está parado.
DENTRO DOS LIMITES
Respeite a velocidade permitida na rodovia e procure não andar acima da média do trânsito. Se ele estiver carregado, as ultrapassagens não resolvem nada, pois dificilmente o motorista vai conseguir se desvencilhar do "bloco" de automóveis.
VÁ DE DIA
Dê preferência para viajar com luz natural. É melhor para a visibilidade de quem está na direção e para os demais passageiros, que podem apreciar a paisagem. O Brasil tem estradas incríveis, e à noite perde-se o visual. Dirigir na escuridão por caminhos desconhecidos é sempre mais perigoso, porque a rota pode ter buracos, curvas perigosas e travessia de animais.
DOCUMENTOS
Dirigir com a carteira de habilitação vencida (a mais de 30 dias) é infração gravíssima, passível de multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. A falta do documento do veículo ou de licenciamento do carro acarreta multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.
LUZES
Verifique se todas as luzes estão funcionando.
LÍQUIDOS
Confira o nível da água do radiador, do lavador de para-brisa, do óleo do motor e do freio. Troque o óleo do motor antes de viajar se o prazo ou a quilometragem for vencer antes da volta.
PNEUS
Com o carro lotado, calibre com a pressão máxima recomendada no manual. Veja se os pneus estão em bom estado.

Compartilhar
Veja também

Pe Francisco dos Santos completa mais um ano de vida nesta quarta-feira
09.07.2025
Motociclista morre em grave acidente na MG-184
09.07.2025
Capacitação em Turismo: Prefeitura Lança Formulário de Interesse para Curso de Condutores de Turismo em Muzambinho
09.07.2025
População promove manifestação pacífica em Alpinópolis e cobra recuperação urgente da MG-446
08.07.2025
Eleitores da região têm baixa adesão ao cadastro biométrico
08.07.2025
Anvisa suspende vendas de azeite, molho de alho, champignon em conserva e polpa de fruta
08.07.2025
Motorista fica preso às ferragens após caminhão bater em mureta na Serra do Campestrinho em Poços
08.07.2025
Homem morre após ser atropelado na avenida Alcoa em Poços de Caldas
08.07.2025
Polícia Civil indicia homem que matou esposa e manteve criança refém em Guaxupé
08.07.2025