Vigilância em Saúde realiza nebulização após aumento de notificações de dengue em Guaranésia
22.12.2015
Segundo informações, neste ano até o momento, foram contabilizadas 450 notificações, sendo confirmados 292 casos de dengue.Teve início esta semana em Guaranésia (MG) uma campanha de prevenção e contenção da dengue com a pulverização de inseticida (nebulização) em todas as ruas da cidade em razão do aumento de notificações e confirmações de casos, segundo informado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Notícia Interativa Virtual’, o Departamento comunicou que entre o mês de novembro e dezembro já haviam sido computadas 24 notificações (6 negativas e 6 positivas) estando 12 no aguardo dos exames, além de 10 confirmações via exames particulares.
Ao todo este ano de 2015, até o presente momento, contabilizou 450 notificações, sendo confirmados 292 casos de dengue, número maior se comparado ao ano de 2014.
Segundo Carlos Porto, chefe do setor de Vigilância em Saúde da cidade, mesmo com a atuação dos agentes seja nas visitas com uso de larvicidas e ou nebulização pelas ruas, a ação mais importante ainda é da população, no sentido de ‘fazer a lição de casa’ mantendo constância nos cuidados básicos de higiene e organização.
Carlos disse que após a nebulização feita em junho os números começaram a cair e dado este novo quadro foi imprescindível uma nova nebulização, havendo também a tranquilidade de se programar esta operação, pois não há mais a dependência de equipamento da regional de saúde, pois recentemente o departamento, utilizando de recursos próprios (cerca de R$ 18 mil reais) adquiriu um nebulizador, otimizando o combate ao mosquito.
O departamento está no aguardo da sanção de uma lei recentemente votada com emendas pelo Legislativo Municipal (PL 43/15), para que com este instrumento jurídico em mãos, possa ter início o Programa de Combate e Prevenção à Dengue, onde além de outras ações há fiscalização de terrenos baldios e caso necessário a aplicação de multas aos seus proprietários.
*Foto: Notícia Interativa Virtual
Compartilhar