Médico fala da importância da qualidade da informação na saúde do homem
11.12.2015
Durante entrevista, Dr. Matheus Poscidônio destacou o aumento da procura de cuidados pelo homem após campanha.Em entrevista ao programa Bom Dia Atividade Especial, o médico, Dr. Matheus Poscidônio falou da importância da qualidade de informação e os cuidados com a saúde do homem.
Historicamente as mulheres buscam mais a saúde, mas nos últimos anos vem aumentando a procura dos homens por uma saúde melhor, especialmente, após a divulgação de campanhas, como por exemplo, o “Novembro Azul”, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. O Dr. Matheus destacou que essas campanhas colaboram no envolvimento masculino, mas que esse cuidado deve ser frequente, pois qualquer momento é importante para melhorar a qualidade da saúde e minimizar a evolução de problema relacionado a algum fator de risco.
Matheus ainda falou da importância do homem realizar os exames de prevenção contra o câncer de próstata, e um bom início é verificar no histórico familiar se alguém da família já teve a doença, depois se deve realizar os exames de PSA e toque retal para ter um diagnóstico, e a partir daí, fazer um acompanhamento do processo. Por este motivo é importante que a detecção seja no início para se ter uma maior chance de cura da doença.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
O médico ainda ressaltou que a boa informação é primordial para iniciar os cuidados com a saúde, e logo em seguida, participar das ações e das campanhas. Além dos serviços básicos e da boa vontade, a participação da família é extremamente importante para os cuidados com a saúde.
Por fim, Matheus destacou que a prática de atividade física regular e orientada associada a uma boa alimentação são fatores que colaboram para reduzir as chances de algum problema de saúde. Por isso, iniciar o hábito saudável o quanto antes é fundamental.

Compartilhar
Veja também

Palestra sobre lei que prioriza autistas nas filas será realizada em Muzambinho
02.07.2022
Poços de Caldas é a oitava melhor cidade do Brasil, segundo revista Istoé
02.07.2022
Incêndio destrói casa no distrito de Jureia, em Monte Belo
02.07.2022
Suspeitos de furto de gado trocam tiros com a polícia em Alpinópolis, MG
01.07.2022
Mulher de 61 anos é a 178ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
01.07.2022
Novo pico da covid-19 exige atenção total para a vacinação em Minas
01.07.2022
Inscrições para o 2º processo seletivo de 2022 do Sisu terminam hoje
01.07.2022
Senado aprova PEC com pacote de auxílios a carentes e a caminhoneiros
01.07.2022
Hemocentro de Ribeirão realiza cadastro de doadores de medula em Guaxupé
01.07.2022