Servidores de São Sebastião do Paraíso só receberão 13º em 2016
01.12.2015
Prefeito Rêmolo Aloíse anunciou falta de recursos para pagar funcionários. Situação preocupa os 2,8 mil servidores que ficarão sem o pagamento.Alegando falta de recursos, o prefeito de São Sebastião do Paraíso (MG), Rêmolo Aloíse, anunciou, na última sexta-feira (27), que só fará o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais em 2016.
A situação preocupa os 2,8 mil servidores. Um deles, que não quis se identificar, confessou que a ceia e as compras de fim de ano estão ameaçadas. “Não só para mim, mas para todos os trabalhadores, para as crianças que vão ficar sem um presente”, disse.
O anúncio foi feito pelo prefeito durante uma reunião e o motivo apontado por ele foi à falta de recursos do município. “O pagamento depende da liberação de verbas. Estamos esperando alguns repasses que virão do Governo Federal, alguns repasses que virão do Governo Estadual e também do municipal”, disse.
A primeira parcela do 13º salário na prefeitura do município é paga no mês de aniversário do servidor, mas quem vai fazer aniversário em dezembro está com medo de não receber, como destacou outro trabalhador que preferiu não ser identificado. “Seria um salário a mais, né? Estamos muito preocupados com isso, muito preocupados mesmo”.
Além da incerteza de receber ou não o 13º, muitos funcionários também reclamam de não terem recebido o salário do mês de outubro. “Uma parte já recebeu, a outra parte veio no dia 26 para receber, estão pagando aos poucos”, comentou a presidente do Sindicato dos Servidores, Maria Rejane Tenório de Araújo Santos.
O motorista Carlos Alberto de Melo Matos não recebeu o salário e há 8 meses não recebe horas extras. “Dificulta muito. Eu tive que entrar no empréstimo consignado para poder pagar as minhas contas”, destacou.
Contudo, não são apenas os servidores públicos que ficarão sem dinheiro. Com a falta do pagamento neste mês, a Associação Comercial da Cidade também teme uma redução nas vendas. “O Natal é a principal data de vendas do ano e com os consumidores comprando menos, os lojistas também reduzem investimentos”, disse Ailton Rocha de Sillos, presidente da associação.
*Foto: Reprodução EPTV
Compartilhar