Moradores de distritos de Juruaia e Muzambinho esperam por melhorias
23.11.2015
População dos distritos de Mata dos Sinos e Moçambo espera por recursos. Com novo status, eles devem começar a receber mais investimentos.Moradores de bairros de duas cidades do Sul de Minas que passaram a ser distritos neste ano esperam por melhorias. Em Muzambinho (MG) e Juruaia (MG), duas localidades passaram a ser consideradas zona urbana. Teoricamente elas receberiam vários benefícios, como água tratada e pavimentação. Só que na prática, isso não aconteceu e virou motivo de reclamação de moradores.
Em Juruaia, a Mata dos Sinos deixou de ser área rural para se tornar urbana.
"A nível de governo, tanto estadual, quando federal, diretamente será viabilizado recursos do próprio Estado para o município, via prefeitura porque aqui ainda não é cidade, é um distrito da cidade de Juruaia. O que muda para nós do distrito são essas regalias que o distrito vai ter a partir de agora", disse o vereador Juraci Profírio de Souza.
Com isso, os moradores, que já pagam IPTU há bastante tempo, esperam por melhorias. Como muitos imóveis lá foram conseguidos por apropriação, só agora vai ser possível registrá-los. No local, de cerca de 1,5 mil moradores, não há nem esgoto tratado e também há problemas no cemitério.
"Não tem água, não tem energia, o pessoal pega água na minha casa, pega energia na minha casa, se vem fazer um túmulo e eu não estou em casa o pessoal tem que ir embora porque não tem energia, é uma vergonha mesmo", disse a dona de casa Cleonice Souza Sales.
Melhorias também são esperadas no distrito de Moçambo, que também deixou de ser apenas bairro rural em Muzambinho. O novo distrito só tem duas ruas pavimentadas por enquanto. A água vem de um posto artesiano, mas segundo moradores, costuma faltar.
"O dia que fica sem essa água, fica sem lavar roupa, sem limpar casa, sem tomar banho, ai eles vão nas casas dos vizinhos que têm água de mina e pega a água para fazer comida, para tomar. Precisa ter uma água encanada para todas as casas, porque nem todas as casas tem essa água, precisa ser tratada", disse a presidente da associação dos moradores do distrito, Ivane de Almeida.
Segundo o prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, um projeto está sendo elaborado para que o esgoto seja tratado no distrito. Em relação à falta de água e iluminação do cemitério, o prefeito ainda não tem previsão de quanto vai conseguir resolver o problema.
Ao todo, Minas Gerais tem hoje quase 1,6 mil distritos. Só neste ano, foram criados 16.

Compartilhar
Veja também

Campanha do Agasalho recebe doações de cobertores, roupas e calçados em Muzambinho
21.05.2022
Guaxupé registrou mais de 190 casos de Covid-19 no boletim semanal
21.05.2022
Nova resolução volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados em Botelhos, MG
21.05.2022
Senac de Varginha abre inscrições para três cursos técnicos gratuitos à distância
20.05.2022
Gigante de e-commerce de moda lança programa de treinamento e formação para moradores em Extrema
20.05.2022
Com -0,9°C, Caldas e Maria da Fé registram menores temperaturas de MG
20.05.2022
Maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia será inaugurado neste fim de semana
20.05.2022
Copasa comunica falta de água em alguns bairros de Muzambinho nesta quinta, 19 de maio
19.05.2022
Prefeitura de Guaxupé retorna obrigatoriedade de máscaras nas escolas
19.05.2022