Aulas do Câmpus Muzambinho serão retomadas nesta quarta-feira (30)
29.09.2015
Representantes do Sinasefe concederam entrevista a Atividade FM e fizeram uma avaliação sobre o período de greve. Calendário de reposição ainda não foi definido.As aulas do 2º semestre letivo serão retomadas nesta quarta-feira, 30 de setembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Câmpus Muzambinho (MG). Os servidores federais da instituição estavam em greve desde julho.
Em entrevista a Rádio Atividade FM, os professores Márcio Maltarolli e Mateus Camargo, representantes do Sinasefe – Seção Sindical Muzambinho, fizeram uma avaliação do período de paralisação.
Segundo Márcio e Mateus, durante a greve, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, atos em Pouso Alegre, São Paulo, Brasília e Muzambinho, além de plenárias nacionais do Sinasefe, reuniões com o diretor do Câmpus e reitor do Instituto.
Márcio afirmou que os servidores conquistaram algumas vitórias, como a análise de uma alternativa para o ponto eletrônico no serviço público federal, também a diminuição no tempo de impacto entre os menores salários dos servidores e alguns ajustes em benefícios na carreira.
Outras reivindicações destacadas pelo servidor na negociação direto com o Ministério da Educação, é o fim do ponto docente, a participação de um grupo de trabalho dentro da comissão nacional de supervisão e a sinalização do governo no ingresso de servidores na carreira docente que estavam com salários congelados. Márcio, aponta ainda, que as reivindicações centrais não foram atendidas, tanto no corte de verbas da educação como também na questão salarial.
Mateus ressaltou que um saldo positivo da greve é o comprometimento da direção local com os servidores, pois várias questões apresentadas serão estudadas. O professor ressalta que o mais importante é que o diálogo permanente com a direção foi mantido.
O professor Márcio destacou que o ganho pedagógico foi muito importante no período de paralisação, pois além de exercer a cidadania, houve a sensibilização da sociedade pela gravidade da situação. O servidor ainda afirmou que agora um passo fundamental do sindicato é estimular a criação de entidades estudantis para que os alunos tenham sua própria voz dentro da instituição.
Na tarde desta quarta-feira (30), haverá uma nova assembleia para definir o calendário de reposição das aulas para o 2º semestre letivo.

Compartilhar
Veja também

Nova Resende registra 4º óbito por Covid-19
16.01.2021
Guaxupé confirmou 78 casos positivos de Covid-19 nesta sexta, 15
15.01.2021
Muzambinho passa dos 300 casos de Covid-19
15.01.2021
Prefeitura de Monte Belo confirma 7º óbito por Covid-19
15.01.2021
Edição 2021 do Outlet em Juruaia começa neste sábado, 16, em formato online
15.01.2021
Prefeitura de São Pedro da União vai realizar concurso para 17 vagas
15.01.2021
Novo decreto flexibiliza comércio não-essencial em Monte Belo
15.01.2021
Mais 11 casos de Covid-19 são confirmados em Muzambinho em mais recente boletim
15.01.2021
Prefeitura de Muzambinho promove ação educativa contra a Covid-19
15.01.2021