Vestibular Uemg 2016 abre inscrições com curso inédito de Medicina
23.09.2015
Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual. Serão oferecidas mais de 6 mil vagas nas 21 unidades espalhadas por Minas Gerais.Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Serão oferecidas mais de 6 mil vagas em graduações distribuídas nas 21 unidades espalhadas pelo estado. O manual do candidato e inscrições podem ser acessados no hotsite www.uemg.br/vestibular.
Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual após o período de estadualizações – em que foram incorporadas novas unidades - ocorrido nos últimos dois anos.
Outra novidade deste ano será a estreia do curso de Medicina na unidade de Passos. Anunciado pelo governador Fernando Pimentel em julho deste ano, durante a instalação do Fórum Regional do Território Sudoeste, o curso, a exemplo das demais graduações, será oferecido gratuitamente.
Financiado pelo Governo do Estado, o curso de Medicina foi aprovado com nota 4 pelos órgãos responsáveis pela abertura e fiscalização de bacharelados na área.
O processo seletivo para o curso de Medicina, assim como para as outras graduações, será realizado em etapa única no dia 6 de dezembro. Os candidatos farão provas gerais objetivas de disciplinas correntes no ensino médio, além de uma prova de língua estrangeira e uma questão de redação.
Somente os cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, possuem etapa eliminatória anterior de provas de habilidades específicas.
As obras literárias indicadas para a realização das provas do vestibular da Uemg são “Olhos D’água”, livro de contos de Conceição Evaristo, e “Crônicas Para Ler na Escola”, livro de crônicas de Zuenir Ventura.
Para os candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 há também a possibilidade de concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Serão oferecidas nessa modalidade 50% das vagas disponíveis para graduação. As inscrições para o Sisu ainda serão definidas pelo Ministério da Educação, mas a previsão é que ocorram nos primeiros meses de 2016.
Os interessados podem participar tanto pelo vestibular tradicional quanto pelo Sisu, sem decorrência de qualquer prejuízo.
Em ambas as modalidades - vestibular e Sisu -, a Uemg utiliza o sistema de reserva de vagas, chamado Procan, no qual 45% do total são destinadas a candidatos carentes afrodescendentes (20%), egressos de escola pública (20%), portadores de deficiência e indígenas (5%).
Para concorrer ao vestibular pela reserva de vagas, o candidato deverá encaminhar alguns documentos exigidos em edital, que comprovam sua situação socioeconômica em um dos grupos listados.
Uma vez habilitado, o candidato concorrerá a vagas na universidade com candidatos do mesmo grupo socioeconômico, minimizando desigualdades no acesso ao ensino superior gratuito.

Compartilhar
Veja também

NOTA DE PESAR
28.02.2021
598 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
27.02.2021
Ensino retorna de forma remota em Muzambinho
26.02.2021
Cemig investe R$ 710 mil no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
26.02.2021
Regional de Alfenas recebe quarta remessa de vacinas contra Covid-19 nesta sexta
26.02.2021
Pai do Deputado Federal Emidinho Madeira morre de Covid-19 na Santa Casa de Passos, MG
24.02.2021
Carro e caminhão batem de frente na BR-491, em Guaranésia, MG
23.02.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
23.02.2021
Guaxupé chega a 40 mortes por Covid-19
23.02.2021