Municípios devem cadastrar bibliotecas públicas para receber benefícios

23.09.2015

Cadastramento possibilita acesso à capacitação de funcionários, doação de acervo e assessorias técnicas; cerca de 22% das cidades mineiras ainda não enviaram o documento.

Gestores municipais devem ficar atentos ao prazo de cadastramento das bibliotecas públicas localizadas em suas cidades. A cada dois anos, é necessário que as prefeituras preencham um formulário com dados básicos sobre as bibliotecas e encaminhem para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM), já que é este documento que viabiliza o acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado, como capacitação dos funcionários, doação de acervo, acessórias técnicas relativas ao funcionamento, atendimento aos leitores e organização dos livros.

 

O processo de cadastramento deste ano foi aberto em janeiro, porém, seu prazo foi estendido devido às 185 cidades que ainda não enviaram o formulário preenchido para o sistema. O novo prazo final ainda não foi definido. “Precisamos que esses municípios que ainda não nos responderam enviem os formulários devidamente preenchidos o mais rápido possível, para que nos possamos saber quais ações podemos tomar para melhorar o serviço oferecido a população”, diz a diretora do SEBPM, Marina Nogueira. 

 

Clique aqui e tenha acesso ao formulário. 
 

O responsável deve responder todos os itens sem exceção. Após o preenchimento, o documento deve ser assinado pelo prefeito do município. Além do formulário, é necessário também que fotos internas e da fachada da biblioteca sejam anexadas a um CD e encaminhadas junto ao documento.

 

Bibliotecas escolares não são consideradas. Além disso, outros dados também devem ser considerados, como número de funcionários, horário de funcionamento, qual o espaço físico da biblioteca, dados sobre os leitores, informações sobre as ações que acontecem na biblioteca, se existe acesso para os deficientes, dados sobre o acervo e sobre os aparelhos eletroeletrônicos que a biblioteca tem.

 

Para fazer o recadastramento as prefeituras devem enviar o formulário preenchido para o endereço: 

Praça da Liberdade, 21, salas 303/304, Funcionários.

Belo Horizonte/ MG - CEP 30140-010

 

Para mais informações ligue (31) 3269-1202 ou sistema.sub@cultura.mg.gov.br. 

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Fonte - Agência Minas

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