Municípios devem cadastrar bibliotecas públicas para receber benefícios
23.09.2015
Cadastramento possibilita acesso à capacitação de funcionários, doação de acervo e assessorias técnicas; cerca de 22% das cidades mineiras ainda não enviaram o documento.Gestores municipais devem ficar atentos ao prazo de cadastramento das bibliotecas públicas localizadas em suas cidades. A cada dois anos, é necessário que as prefeituras preencham um formulário com dados básicos sobre as bibliotecas e encaminhem para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM), já que é este documento que viabiliza o acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado, como capacitação dos funcionários, doação de acervo, acessórias técnicas relativas ao funcionamento, atendimento aos leitores e organização dos livros.
O processo de cadastramento deste ano foi aberto em janeiro, porém, seu prazo foi estendido devido às 185 cidades que ainda não enviaram o formulário preenchido para o sistema. O novo prazo final ainda não foi definido. “Precisamos que esses municípios que ainda não nos responderam enviem os formulários devidamente preenchidos o mais rápido possível, para que nos possamos saber quais ações podemos tomar para melhorar o serviço oferecido a população”, diz a diretora do SEBPM, Marina Nogueira.
Clique aqui e tenha acesso ao formulário.
O responsável deve responder todos os itens sem exceção. Após o preenchimento, o documento deve ser assinado pelo prefeito do município. Além do formulário, é necessário também que fotos internas e da fachada da biblioteca sejam anexadas a um CD e encaminhadas junto ao documento.
Bibliotecas escolares não são consideradas. Além disso, outros dados também devem ser considerados, como número de funcionários, horário de funcionamento, qual o espaço físico da biblioteca, dados sobre os leitores, informações sobre as ações que acontecem na biblioteca, se existe acesso para os deficientes, dados sobre o acervo e sobre os aparelhos eletroeletrônicos que a biblioteca tem.
Para fazer o recadastramento as prefeituras devem enviar o formulário preenchido para o endereço:
Praça da Liberdade, 21, salas 303/304, Funcionários.
Belo Horizonte/ MG - CEP 30140-010
Para mais informações ligue (31) 3269-1202 ou sistema.sub@cultura.mg.gov.br.
Compartilhar
Veja também
Homem morre após ser baleado dentro de casa em Ijací
17.11.2025
15ª Semana de Empreendedorismo e o 4° Festival de Inovação e Cultura Empreendedora traz a 9ª Edição do Ciência, Café e Rock N’ Roll
14.11.2025
Prefeitura de Muzambinho adota Emissor Nacional de NFS-e a partir de janeiro de 2026
14.11.2025
Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Andradas
14.11.2025
Moradora de Pouso Alegre e a mãe morrem vítimas de malária após viagem internacional
14.11.2025
Nesta quinta-feira acontece o lançamento do Livro e Filme sobre o Ramal do Tuiuti
13.11.2025
Pedágio de Muzambinho ganha cabine de autoatendimento para veículos e motocicletas
13.11.2025
Muzambinho celebra arte e identidade local com o evento “Noite Solar”
13.11.2025
Novembro Azul: AVMCC promove campanha de prevenção ao câncer de próstata em Muzambinho
13.11.2025