Plano de Resíduos Sólidos de Muzambinho é questionado na Câmara
28.08.2015
Projeto está em tramitação na Câmara Municipal e passará por avaliações de três comissões antes de ser colocado em votação.O Plano de Resíduos Sólidos de Muzambinho (MG) foi motivo de questionamento durante o uso da tribuna livre na reunião dos vereadores na segunda-feira, 24 de agosto. Na ocasião, o cidadão muzambinhense e ambientalista Tiago Coimbra falou sobre o tema.
Tiago destacou que a intenção do projeto é bom, mas que o plano é tardio, e que a solução para o destino sólido do lixo não é realmente declarada. Ainda segundo Tiago, o recurso para o projeto não consta na LOA – Lei Orçamentária Anual para 2016, sendo assim, não terá recurso para movimentar o plano.
Para o ambientalista a usina de triagem e compostagem com aterro sanitário é o melhor caminho e indicado deste a gestão do ex-prefeito Nilson Bortoloti.
Em entrevista a Rádio Atividade FM nesta sexta-feira (28) o prefeito municipal, falou sobre o Plano de Resíduos Sólidos. Ivan de Freitas destacou que o projeto é uma evolução para cidade e trata-se de um plano que todos os municípios devem fazer em cumprimento a uma lei federal. O projeto, segundo ele, visa dar destino ao lixo sólido de Muzambinho e torná-los matérias retornáveis.
O prefeito contou ainda que a criação de todo o projeto foi realizado pela administração pública, no qual se contratou uma empresa, através de licitação, para a produção especializada do plano.
Na entrevista, Ivan também falou que foi feita uma audiência para debater sobre o assunto e houve várias manifestações que ajudaram na elaboração final do projeto, entretanto, ressaltou que a população deve participar frequentemente das decisões da administração.
Sobre os questionamentos feitos na reunião da Câmara pelo ambientalista Tiago Coimbra, o prefeito disse que a posição dele é pessoal, e o plano é bom para o município, e logicamente, como o orçamento para 2016 está sendo construído o recurso que será usado para o projeto será declarado.
O Plano de Resíduos Sólidos de Muzambinho está em tramitação na Câmara Municipal e passará por avaliações de três comissões antes de ser colocado em votação.
Compartilhar