Assembleia aprova parceria entre Cooparaiso e Coopercitrus
24.08.2015
Cooperados presentes aprovaram por unanimidade a parceria que irá evoluir para a futura incorporação da cooperativa paraisense.Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, os 144 cooperados que estiveram presentes aprovaram, por unanimidade, a homologação da parceria da Cooparaiso com a Coopercitrus, cooperativa paulista com atuação em vários setores produtivos.
A reunião foi realizada na sede da Cooparaiso e foram seguidas todas as normas legais que compõem uma assembleia. O presidente, Luiz Sérgio Marques, expôs aos presentes à situação em que se encontra a organização e falou do que a negociação com a Coopercitrus, destacando a sinergia de negócio e de valores, consolidando-se como a melhor opção para a recuperação da cooperativa e sustentabilidade do produtor em suas atividades.
Marques explicando também que, com o estabelecimento da parceria, os serviços aos cooperados será retomado de forma nova e revigorada pela Coopercitrus, enquanto as negociações e pagamento das dívidas vencidas serão de responsabilidade da própria cooperativa paraisense.
Luiz Sérgio lembrou ainda dos créditos a receber da Cooparaiso, que incluem dívidas dos associados e fiscais, como o Funrural e referentes à ICMS, e relatou que, com o recebimento dos recursos vindos da parceria com a Coopercitrus, o pagamento das dívidas com os cooperados será prioridade.
Na sequência o presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva, apresentou a cooperativa paulista aos presentes, explicando o surgimento e o desenvolvimento das ações da organização que atua nos estados de São Paulo e Minas Gerais, especificamente no Triângulo Mineiro.
“Somos hoje uma das maiores cooperativas do Brasil e volume de vendas de insumos e máquinas agrícolas. Vamos ampliar nosso setor de café com a parceria com a Cooparaiso e oferecer as vantagens, benefícios e inovações tecnológicas que hoje temos em nossa cartela de serviços”, anunciou José Vicente.
Os superintendentes Rogério Azevedo e Raul Dorti mostraram as áreas de atuação, diversificação das atividades e faturamento da Coopercitrus, apresentando as possibilidades de atendimento aos associados da Cooparaiso.
Os dirigentes da Coopercitrus comprometeram-se a disponibilizar, o mais rápido possível, o acesso aos cooperados mineiros dos seus produtos e, em especial, suas linhas de crédito, como a compra de insumos, máquinas e implementos com troca por café, facilitando a negociação com os associados Cooparaiso.
Outro ponto destacado é a operacionalização de seus registros, entre eles o CNPJ, para abrir os armazéns para o recebimento da safra atual, com a estrutura e modalidades de comercialização que já são comuns na Cooparaiso, mas que passa a ser executada e gerenciada pela Coopercitrus.
Ainda durante a assembleia foi exposta a forma como será efetivada a parceria. Neste momento a Coopercitrus arrendará as lojas e armazéns da Cooparaiso, comprará todo o estoque existente e o fundo de comércio da revendedora Valtra em São Sebastião do Paraíso e Passos, que hoje pertencem à cooperativa mineira.
Ficou acertada ainda a destinação à Cooparaiso pela Coopercitrus de 30% do lucro obtido com a comercialização de insumos, máquinas e implementos no Sudoeste de Minas Gerais.
Após o esclarecimento de dúvidas a proposta de parceria foi colocada em votação, sendo que todos os presentes apontaram ser favoráveis ao processo que prosseguirá a partir de agora.
Com a aprovação a Coopercitrus irá operacionalizar as suas ações para que o atendimento ao cooperado possa acontecer o mais rápido possível, abrindo suas lojas, atualizando o cadastro dos cooperados, recebendo a safra 2015 e disponibilizando todos seus recursos e inovações tecnológicas aos associados Cooparaiso, que quando se completar o processo de incorporação, passarão em definitivo ao quadro de cooperados da instituição paulista.
*Foto: Reprodução Facebook Cooparaíso
Compartilhar