Vereador de Muzambinho protesta contra o Sistema Tributário
14.05.2014
Para Nilson Bortoloti a maior parte do dinheiro arrecadado fica para a União e o Estado e os municípios tornam-se pedidores de esmola.Os vereadores de Muzambinho se reuniram para mais uma sessão ordinária na noite de segunda-feira (12) e o vice-Presidente da Casa, Nilson Bortoloti fez uso da palavra durante a tribuna livre para protestar contra a atual situação tributária do país, onde a União e os Estados ficam com a maior parte do dinheiro arrecadado com os impostos da população, enquanto os municípios recebe apenas uma pequena parte das receitas, tornando-se “pedidores de esmola”. O vereador acredita que a atual situação prejudica a população, pois a educação, a saúde, a pavimentação das ruas, os transportes, entre tantos outros serviços ficam cada vez mais a cargo dos municípios, que não tem recursos para executá-los com qualidade. Nilson criticou a atuação de deputados que, segundo ele, são “despachantes de luxo”, e fazem política apenas através de emendas parlamentares a troco de apoio eleitoral dos prefeitos.
Ainda discursando sobre as dificuldades dos municípios, Nilson Bortoloti afirmou que se “Muzambinho conseguisse investir dez por cento do seu orçamento na viabilização das conquistas locais, certamente estaria muito menos dependente das malfadadas emendas parlamentares que perpetuam um sistema anacrônico e injusto”.
O ex-Prefeito afirmou que “para isso, é importante economizar e reduzir despesas”. A ainda disse que “um impacto financeiro muito grande no custeio da máquina administrativa é a folha de pagamento do funcionalismo. Se a administração municipal, mesmo com a tolerância da legislação de poder gastar até 54% do arrecadado com o pagamento de pessoal, conseguir estabelecer como limite local o teto de 40% da receita, com toda certeza, a municipalidade disporia dos recursos necessários para os investimentos reclamados pela comunidade.”
Nilson defendeu uma reforma administrativa para enxugamento das despesas com pessoal, que elimine muitos cargos de provimento em comissão. O Vereador negou a hipótese que um ato como esse geraria desemprego na cidade. Para ele, segundo estudos realizados, a aplicação do recurso decorrente da economia de cada servidor público rende três outros empregos na iniciativa privada.
As reuniões dos vereadores de Muzambinho acontecem todas as segundas-feiras, às 20 horas, no Plenário Messias Gomes de Melo, que fica na Rua Coronel Francisco Navarro, 233. E a cobertura completa de todas as ações do legislativo local você acompanha aqui no site da Atividade FM e também no programa “Bom Dia Atividade”, que vai ao ar de segunda à sábado, às 8h00 da manhã.

Compartilhar
Veja também

Pai do Deputado Federal Emidinho Madeira morre de Covid-19 na Santa Casa de Passos, MG
24.02.2021
Carro e caminhão batem de frente na BR-491, em Guaranésia, MG
23.02.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
23.02.2021
Guaxupé chega a 40 mortes por Covid-19
23.02.2021
Prefeitura de Muzambinho publica novo decreto com medidas contra o Coronavírus
22.02.2021
Nota de Falecimento Pe Sérgio
22.02.2021
Padre Guaraciba completa 36 anos de vida sacerdotal nesta segunda
22.02.2021
585 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
20.02.2021
Sul de Minas terá mais de 3 mil vagas temporárias para Censo 2021 do IBGE
20.02.2021