Plenário da ALMG celebra centenário de escola de Muzambinho
07.08.2015
Reunião Especial homenageou a Escola Estadual Cesário Coimbra, primeira instituição pública da cidade do Sul de Minas.O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou Reunião Especial, na noite desta quinta-feira (6), para homenagear a Escola Estadual Cesário Coimbra, de Muzambinho (MG), pelos 100 anos de sua fundação. Requerida pelo deputado Emidinho Madeira (PTdoB), a celebração foi presidida pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT), e contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito de Muzambinho, respectivamente Ivan de Freitas e Roosevelt Pereira de Paula, entre outras autoridades da região. Na oportunidade, houve a exibição de um vídeo sobre o centenário, além de apresentações da escola de samba Estrela Dourada, de música e poesia, com participação de uma aluna e um ex-aluno da instituição homenageada.
Em seu pronunciamento, o deputado Emidinho Madeira saudou a professora Heloísa Helena de Pádua Magalhães Santos, diretora da escola homenageada, que foi o primeiro educandário público de Muzambinho. Ele enalteceu a qualidade do trabalho da instituição e seu lema de educar o aluno com habilidades e competências para exercer a cidadania em benefício de uma sociedade justa e solidária. “Só temos a agradecer à Escola Estadual Cesário Coimbra e dar-lhe os parabéns. Esta é uma pequena homenagem por tudo o que tem feito por Muzambinho e região”, elogiou o parlamentar.
Ao agradecer o recebimento da placa de homenagem, a diretora Heloísa Helena ressaltou que a honraria demonstra reconhecimento ao trabalho da escola e o valor dado à educação do Estado. “Nós, trabalhadores da educação, não vivemos só do nosso salário, mas precisamos imensamente de palavras de incentivo e reconhecimento pelo que realizamos. Por isso, agradeço a todos que contribuíram com o deputado Emidinho Madeira para que pudéssemos estar aqui hoje”, saudou a educadora, que também estendeu agradecimentos aos pais e alunos, ressaltando que os educandos são o objetivo central da constante busca de qualidade no trabalho da escola.
Segundo o deputado Ulysses Gomes, a homenagem demonstra o reconhecimento do Legislativo a uma das escolas públicas mais tradicionais de Minas Gerais. “Sendo a educação fator fundamental no contexto das mudanças que vêm nos reposicionando no cenário global, precisamos ainda mais de modelos pedagógicos que promovam cidadãos ativos, capazes de interagir com consciência e responsabilidade em um mundo em acelerada transformação tecnológica. Nesse contexto, não tenho dúvida de que a Escola Estadual Cesário Coimbra representa uma educação transformadora, que, em suas diversas fases, tem atendido toda a sociedade de Muzambinho, proporcionando a seus cidadãos acesso ao conhecimento que conduz a uma vida melhor”, declarou o 1º-secretário da ALMG.
História – Inaugurada em 31 de janeiro de 1915, em seus primeiros anos de funcionamento a Escola Estadual Cesário Coimbra oferecia apenas o antigo curso primário (de 1ª à 4ª séries) e tinha o nome de Grupo Escolar Cesário Coimbra. Em 1931, foi implantada a escola noturna, e a instituição passou a ofertar curso supletivo entre 1966 e 1972. Em 1974, iniciou-se a educação pré-escolar. Atualmente, a escola trabalha com turmas do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, atendendo a cerca de 600 alunos.
Confira algumas fotos:
* Fotos: Ricardo Barbosa

Compartilhar
Veja também

Nova Resende registra 4º óbito por Covid-19
16.01.2021
Guaxupé confirmou 78 casos positivos de Covid-19 nesta sexta, 15
15.01.2021
Muzambinho passa dos 300 casos de Covid-19
15.01.2021
Prefeitura de Monte Belo confirma 7º óbito por Covid-19
15.01.2021
Edição 2021 do Outlet em Juruaia começa neste sábado, 16, em formato online
15.01.2021
Prefeitura de São Pedro da União vai realizar concurso para 17 vagas
15.01.2021
Novo decreto flexibiliza comércio não-essencial em Monte Belo
15.01.2021
Mais 11 casos de Covid-19 são confirmados em Muzambinho em mais recente boletim
15.01.2021
Prefeitura de Muzambinho promove ação educativa contra a Covid-19
15.01.2021