Muzambinho espera receber R$ 2,8 milhões com IPTU
04.08.2015
Valor poderá diminuir devido aos descontos concedidos pela prefeitura e pela inadimplência dos contribuintes.A administração pública de Muzambinho (MG) espera faturar com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, cerca de R$ 2 milhões e 898 mil reais dos 6.275 contribuintes. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal da Fazenda, Paulo Bócoli durante entrevista no Programa Bom Dia Atividade Especial de sábado, 1º de agosto.
Segundo o secretário, a expectativa de arrecadação é boa para o município, entretanto, no valor mencionado anteriormente não foram considerados os descontos que a prefeitura lançou, nem a inadimplência dos contribuintes. Sendo assim, o valor total de arrecadação deverá diminuir.
A Prefeitura de Muzambinho divulgou uma promoção para a quitação do imposto. Quem quiser quitar o tributo à vista com 20% de desconto, tem até o dia 10 de agosto para realizar o pagamento. Quem optar por pagar até o dia 10 de setembro terá um desconto de 15% sobre o valor do imposto devido e os que pagarem em cota única até o dia 13 de outubro terão o desconto de 10%.
O IPTU também poderá ser pago em até cinco parcelas mensais, sendo a primeira com vencimento para 10 de agosto, a segunda para pagamento até o dia 10 de setembro, a terceira parcela deverá ser paga até o dia 13 de outubro, a penúltima quitação está agendada para o dia 10 de novembro e a quinta e última parcela deve ser quitada até o dia 10 de dezembro.
Paulo destacou que a maioria dos boletos já foi entregue pelo Correios, porém os moradores de dois bairros na cidade, o Ágape 2 e o Jardim Primavera, devem retirar o documento na agência dos Correios, pois as localidades ainda não possuem os nomes das ruas. Segundo o secretário, se até a data de pagamento, o contribuinte ainda não tiver recebido o boleto, ele deve procurar o setor de tributos da prefeitura para emissão de uma nova via.
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é de caráter municipal é aplicado ao contribuinte que possui propriedade, posse ou domínio útil de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana, seja residencial, comercial ou até mesmo terreno sem edificações. A arrecadação deverá ser usada pela administração pública para melhorias na cidade. Se o imposto não for quitado no prazo estabelecido, além de perder direito aos descontos concedidos para pagamento no prazo, sofrerá também a cobrança de multa e de juros sobre os valores atrasados.
O contribuinte muzambinhense pode tirar dúvidas na Secretaria da Fazenda através do telefone 35 3571-1188.
Compartilhar