Cooxupé espera receber 4,6 milhões de sacas de café pela safra 2015
10.06.2015
Meta corresponde à área de ação da cooperativa: Sul de Minas , Cerrado mineiro e Vale do Rio Pardo, no estado de SP.A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé - Cooxupé afirma que a meta de recebimento da safra deste ano é de 4,6 milhões de sacas de 60 quilos de café arábica. A estimativa mantém-se praticamente estável, ante as 4,2 milhões de sacas entregues pelos cooperados em 2014. Isso não significa que houve aumento de produção na área de ação da cooperativa - Sul e Cerrado mineiros e Vale do Rio Pardo - mas sim a chegada de novos cooperados à Cooxupé, avalia o presidente Carlos Alberto Paulino da Costa.
A colheita na área de ação da cooperativa iniciou, em ritmo lento, no mês de maio por conta das chuvas, no entanto o processo será mais acelerado nos meses de junho, julho e agosto. "Daqui para frente a colheita deve ser mais forte. Em maio, por exemplo, poucos cooperados começaram a colher os grãos, pois o café apresentava estar maduro, mas por dentro da planta se encontrava verde", explica o presidente.
Carlos Paulino ainda atribui à influência climática, as expectativas com relação à qualidade dos grãos. "Se daqui para frente o tempo ficar firme teremos uma bebida com melhor qualidade. Mas, se ficar chuvoso a qualidade será prejudicada. É o tempo que marcará a qualidade do café. Quanto à produção, já não muda mais", conta.
Sobre a produção de café brasileira, o presidente acredita que deve ser insuficiente para as exportações e o consumo interno, no entanto os estoques devem suprir o déficit do país. "O Brasil deve recorrer aos grãos remanescentes da safra anterior e acreditamos que o Brasil tem estoque suficiente para suprir esse déficit de produção. O preço também tem a sua importância, pois se forem remuneradores - possivelmente impulsionado pela falta de café - incentivarão os produtores a vender seus grãos, abastecendo dessa forma o consumo interno e a exportação", opina.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) informou nesta terça-feira, dia 09, que a segunda estimativa da produção de café no Brasil neste ano deve chegar a 44,28 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. Segundo a instituição, a produção brasileira do café arábica - tipo produzido pela Cooxupé - está estimada em 32,91 milhões de sacas, sendo Minas Gerais o estado responsável pelo volume estimado de 23,30 milhões de sacas. Ainda de acordo com a Conab, o estado mineiro concentra a maior área de produção de café do país, sendo 975,27 mil de hectares. A espécie predominante é a arábica, que representa 98,64% do total no estado de Minas e 50,2% da área cultivada no Brasil.
Compartilhar
Veja também
2º Sudoeste Summit discute conexões e impacto da inovação nos negócios em Muzambinho
11.11.2025
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025