Vereadores relatam dificuldades dos lojistas durante a FEAC de Muzambinho
09.06.2015
Parlamentares cobram melhores condições na estrutura do Feirão. Prefeitura confirma a redução de investimento na feira e o motivo é o repasse de verbas para o município.Os vereadores de Muzambinho (MG) relataram durante a reunião de segunda-feira (8) sobre a FEAC – Feira de Artesanato e Comércio que aconteceu na cidade entre os dias 4 e 7 de junho.
O vereador Lucas Otávio Machado parabenizou a Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho pela organização do feirão, também destacou que o evento é importante para a cidade, porém na edição deste ano houve pouco recurso da prefeitura municipal. Segundo o vereador, embora o evento tenha que crescer em toda a organização é necessário que o foco seja para os lojistas em comparação com feiras de outras cidades. O parlamentar pediu que no ano que vem a administração pública municipal apoie melhor a iniciativa.
Para Reginaldo Esaú dos Santos a feira ficou abaixo das expectativas da população. Conforme o vereador, os lojistas e os presentes reclamaram sobre a estrutura dos estandes e que neste ano não foram oferecidas às condições necessárias para o trabalho do comércio, como na organização das lojas com divisórias. O parlamentar ainda falou que é necessário rever todo o gasto utilizado na feira.
Em contato com a Prefeitura Municipal, através do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Casagrande, que responde pela organização do evento, ele confirmou uma redução no recurso para a FEAC pelo motivo em que todas as prefeituras estão enfrentando, principalmente, no repasse de verbas, entretanto, contou que mesmo com a diminuição do investimento na organização geral, não prejudicou a realização da feira, isto porque, quem quer comprar irá visitar os estandes e quem quer vender deverá prezar pelo preço e a qualidade de seus produtos, e isso aconteceu. Já a estrutura é muito importante para a tradição do evento, mas com relação ao ano anterior estaria sendo um luxo colocar todas as condições de 2014 no período difícil em que está passando a administração pública.
Em relação aos shows artísticos, Thiago também destacou que houve contenção dos gastos, mas incentivou a valorização dos artistas locais, das nove atrações, cinco eram naturais de Muzambinho. Por fim, ele comentou que todo o gasto da FEAC é inteiramente disponibilizado pela Prefeitura Municipal e que a Associação Comercial e Empresarial e Sindicato dos Trabalhadores Rurais são apenas parceiros para viabilizar a exposição dos produtos e serviços no local. O secretário ainda frisou que caso 2016 seja um ano financeiramente melhor para o município, o investimento será feito em todo o evento, se assim for necessário.
Neste ano a FEAC custou aos cofres públicos cerca de R$ 101 mil reais, em comparação com 2014 houve uma diminuição nos gastos de quase R$ 70 mil reais.
A próxima reunião dos vereadores do município será na segunda-feira, dia 15 de junho, às 20 horas no Plenário da Câmara na Rua Coronel Francisco Navarro, 233, e pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.camaramuzambinho.mg.gov.br.

Compartilhar
Veja também

Reunião dos vereadores tem entrega de Moção a aluno do IFSULDEMINAS
17.05.2022
Caminhão perde freio e provoca acidente em Juruaia
17.05.2022
Cadastro para Castração gratuita de animais em Muzambinho já pode ser realizado
17.05.2022
Boletim Covid-19: 43 novos casos foram confirmados de 09 a 15 de maio em Muzambinho
16.05.2022
Agora é lei: mesários de Muzambinho e Juruaia estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos dos referidos municípios
16.05.2022
Inep publica edital do Encceja 2022
16.05.2022
Parceria entre Receita Federal e Instituições de ensino transforma receptores de TV pirata apreendidos em minicomputadores
16.05.2022
Dia dos Queijos Artesanais de Minas é comemorado nesta segunda-feira (16/5)
16.05.2022
Taça EPTV Futsal: Classificação do grupo 4 será definida em partida que acontece hoje em Monte Santo de Minas
16.05.2022