Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje em todo o país
05.06.2015
Último balanço do Ministério da Saúde mostra que apenas 68,5% das pessoas indicadas receberam a dose, meta é 80%.A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 5 de junho, em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença.
Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 68,5% das pessoas indicadas haviam sido imunizadas até a última terça-feira (2). O único grupo que atingiu a meta, até o momento, é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%.
Devem receber a dose crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.
Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Compartilhar
Veja também

NOTA DE PESAR
28.02.2021
598 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
27.02.2021
Ensino retorna de forma remota em Muzambinho
26.02.2021
Cemig investe R$ 710 mil no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
26.02.2021
Regional de Alfenas recebe quarta remessa de vacinas contra Covid-19 nesta sexta
26.02.2021
Pai do Deputado Federal Emidinho Madeira morre de Covid-19 na Santa Casa de Passos, MG
24.02.2021
Carro e caminhão batem de frente na BR-491, em Guaranésia, MG
23.02.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
23.02.2021
Guaxupé chega a 40 mortes por Covid-19
23.02.2021