Alfenas têm 254 casos confirmados de dengue, prefeitura adota nova medida de prevenção
07.05.2015
Equipamento com fumaça contra a dengue começou ser utilizado na cidade na última terça-feira (5). Notificações subiram para 1.247 casos suspeitos.De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira, 30 de abril, já foram confirmados, até agora, 254 casos positivos de dengue, 76 negativos e notificados 1.247, em Alfenas (MG).
Teve início na terça-feira, 5 de maio, a operação de pulverização espacial UBV pesado (versão mais forte do popular fumacê). A Secretaria de Estado de Saúde enviou para Alfenas um veículo equipado, como forma de reforço aos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya.
O equipamento começou a ser utilizado nas ruas do Jardim São Carlos de baixo. O veículo ficará em Alfenas por no mínimo 30 dias, atuando sempre em dois períodos, horários em que o mosquito Aedes aegypti se faz mais presente.
A orientação aos moradores é para que abram às janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos. Os técnicos orientam a população para que proteja alimentos, utensílios e animais domésticos.
O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa.
A Secretaria Municipal de Saúde já promoveu e ainda promove diversas ações como a realização do mutirão “Cata - Trecos”, em vários bairros da cidade, coletando materiais inutilizados que possam acumular água parada; e a integração entre os agentes comunitários de saúde e os de controle de endemias, possibilitando mais acesso às residências na busca por focos de proliferação do mosquito transmissor. Diversos setores do Município, como as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Obras também participam da força-tarefa contra a dengue. Desde o início do ano, a equipe de limpeza urbana vem realizando mutirões de capina e retirada de lixo por toda a cidade. Até o momento, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos, incluindo pneus, garrafas e outros itens que podem acumular água parada, já foram recolhidas.

Compartilhar
Veja também

Saúde em Ação será realizado em Muzambinho neste sábado, 22 de fevereiro
19.02.2025
Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas
19.02.2025
MGC-491 em Monte Belo recebe obras de recuperação de pavimento
19.02.2025
Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais estará indisponível de 03 a 20 de março em Muzambinho
19.02.2025
PGR denuncia Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
19.02.2025
Papa está com pneumonia bilateral e quadro requer novo tratamento
19.02.2025
Muzambinho elegeu novos conselheiros tutelares
18.02.2025
Com cenário mais favorável, região registra 10% dos casos de dengue do mesmo período de 2024 Conforme a SES-MG, região tem 667 casos confirmados
18.02.2025
Operação policial resulta na apreensão de drogas em laboratório clandestino em Alfenas
18.02.2025