Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue
27.11.2025
Imunizante é produzido pelo Instituto Butantan e será integrado ao PNI.A Anvisa aprovou o registro da vacina contra a dengue. O imunizante, 100% nacional, é produzido pelo Instituto Butantan e será integrado ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (26).
Esse é o primeiro imunizante em dose única contra a dengue produzido no mundo e acaba de ser aprovado na avaliação técnica da Anvisa, que concluiu que a vacina é uma opção segura e eficaz para a prevenção da doença.
Produção
O Instituto Butantan já produziu um milhão de doses do imunizante “Butantan-DV”, que estão prontas para distribuição. A previsão é ter mais de 30 milhões de doses até meados do ano que vem.
Com produção 100% nacional, a vacina protege contra os quatro tipos de vírus da dengue e é indicada para a faixa etária de 12 a 59 anos de idade. Uma parceria com a fabricante chinesa Wuxi prevê ampliar a produção em larga escala.
Dados do Centro de Monitoramento de Arboviroses indicam que, no ano passado, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue, dos quais seis mil resultaram em mortes.
Calendário
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a vacina de dose única facilita a adesão da população e que a incorporação do imunizante ao calendário de vacinação será discutida na próxima semana:
“A partir de janeiro do ano que vem incorporada no calendário. Mas a expectativa nossa é que a gente possa começar, inclusive, a usar essa vacina com determinado público já a partir do mês de dezembro, mas colocando no calendário a partir do ano que vem, janeiro do ano que vem.”
A Anvisa e o Instituto Butantan assinaram, nesta quarta-feira, um termo de compromisso que prevê a divulgação de estudos adicionais e de monitoramento ativo do uso da vacina pela população.
Estudo clínico
O estudo clínico foi feito com mais de 16 mil participantes e a eficácia global verificada foi de cerca de 74% contra dengue sintomática. Ou seja, de cada 100 pessoas vacinadas, 74 não foram contaminadas pela dengue. O imunizante também garantiu cerca de 90% de proteção contra formas graves de dengue.
Compartilhar
Veja também
Leilão de trecho do Sul de Minas da ferrovia Minas–Rio deve ocorrer em abril de 2026
28.11.2025
Com Atlético-MG x Cruzeiro na 5ª rodada, FMF divulga tabela do Mineiro
28.11.2025
Polícia Civil investiga perfil em rede social que fez acusações e expôs moradores em Carmo do Rio Claro
28.11.2025
Dia de Combate ao Câncer reforça a importância de exames preventivos
27.11.2025
Motorista suspeito de omitir socorro após atropelar maratonista é preso em São Tomé das Letras
27.11.2025
Lançamento de almanaque marca centenário da Caldense e resgata história de quase 3 mil partidas
27.11.2025
MEC autoriza criação do campus da Unifei em Pouso Alegre com foco em computação avançada
27.11.2025
Lula sanciona isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil
27.11.2025
Câmara Municipal vai realizar Audiência Pública sobre Segurança no Trânsito
27.11.2025