Cadeirante faz protesto por acessibilidade em Alfenas
17.04.2015
Mulher parou em frente a veículo e chamou a atenção no Centro da cidade. Outras pessoas se juntaram a ela e pediram melhorias no transporte.Um protesto chamou a atenção dos moradores no Centro de Alfenas (MG). Uma cadeirante revoltada com a falta de acessibilidade no transporte público parou em frente a um ônibus da empresa de transporte coletivo da cidade, impedindo a passagem do veículo. Algumas pessoas se juntaram a ela e pediram melhorias no serviço oferecido na cidade.
O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (15) e foi registrado por moradores. A cadeirante Nília Ramos, que inicialmente parou sozinha em frente ao veículo, afirma que faltam elevadores nos ônibus e que algumas vezes os motoristas não param para ela poder entrar.
"Toda vez que a gente vai pegar o ônibus, ele sempre está estragado. E ontem eu fui para pegar o meu exame médico e quando chegou no ponto do circular, ele (o motorista) não quis me levar porque a rampa estava estragada, como sempre. Eu tive que ficar mais de uma hora esperando outro circular. Eu fiquei, desci, peguei o exame e quando eu retornei para ir ao médico de novo, estava estragada e não quiseram me trazer. Aí eu parei o trânsito", disse Ramos.
O gerente administrativo da Alfetur, Cornélio Vilela, disse que todos os ônibus são adaptados para portadores de necessidades especiais e que o problema é que a cadeirante queria entrar de frente no ônibus, quando o correto seria ela entrar de ré com cadeira de rodas, o que não é permitido pelas normas de segurança. Ele ainda disse que os funcionários são orientados para não permitir nada que possa causar acidentes.
O gerente também falou que desconhece problemas nas rampas de acesso aos veículos e que todos os ônibus estão funcionando normalmente.
Problema no aeroporto
Essa não foi a primeira vez que a cadeirante reclama do mal atendimento de empresas de transporte. Em janeiro deste ano, Nília esperou por mais de uma hora dentro de um avião até poder descer no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A companhia não tinha o equipamento necessário para fazer o desembarque dela.

Compartilhar
Veja também

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
23.05.2022
Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para Beneficiários NIS final 4
23.05.2022
Governador participa da inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Sul de Minas
23.05.2022
Carros batem de frente em estrada vicinal e três pessoas ficam feridas em Muzambinho, MG
23.05.2022
Três pessoas ficam feridas após acidente próximo à Ponte dos Buenos, entre Varginha e Elói Mendes, MG
23.05.2022
Jovem morre afogado após pular de pedalinho na Represa Bortolan, em Poços de Caldas, MG
23.05.2022
Batida entre carros deixa quatro pessoas mortas e cinco gravemente feridas entre Caldas e Poços de Caldas, MG
23.05.2022
Idosa morre após carro bater em reboque que atravessava BR-146, em Cabo Verde
23.05.2022
Campanha do Agasalho recebe doações de cobertores, roupas e calçados em Muzambinho
21.05.2022