Focos da dengue continuam preocupando a Vigilância em Saúde de Muzambinho
15.04.2015
Vários focos do mosquito já foram encontrados em diferentes bairros na cidade, especialmente em residências. Órgão Municipal pede maior empenho da população na prevenção.Após a divulgação da mídia sobre a situação de diversas cidades que circulam Muzambinho (MG) e que já registram inúmeros focos e casos de dengue têm preocupado a Vigilância em Saúde Municipal.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Vasconcelos Prado, vários focos do mosquito Aedes Aegypti já foram encontrados na cidade em diferentes bairros, principalmente em casas. “Por esse motivo, o departamento de Vigilância em Saúde de Muzambinho vem pedir uma maior colaboração por parte dos moradores de nossa cidade, para que pelo menos uma vez na semana, façam uma vistoria em seus imóveis, evitando ou removendo possíveis locais que acumulam água”, diz o documento.
A Vigilância em Saúde também disponibilizou um telefone para denúncias de possíveis locais que merecem receber um agente público de saúde. O número é (35) 3571-3773. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail vigilanciaemsaude.muz@hotmail.com ou na Avenida Doutor Américo Luz nº 216, no Centro.
Algumas medidas para prevenir a dengue:
-Não deixar água acumulada em lonas plásticas, lajes das residências, e em pneus.
- Não deixar a água parada nas calhas das residências. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- Deixar as vasilhas que ficam embaixo dos vasos sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas d'água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesanais ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas com a água que serve aos animais não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser esvaziadas e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo fechado.
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com a mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária.
-Em ralinhos, vasos sanitários com pouco uso, e em vasos de plantas onde não é possível remover os pratinhos, coloque uma colher de sal no recipiente o mosquito da dengue só se prolifera em água doce.

Compartilhar
Veja também

Prefeitura de Cabo Verde vai realizar curso de classificação e degustação de café
06.07.2022
5G: tecnologia deve chegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029
06.07.2022
Homem de 54 anos fica ferido após sofrer queimaduras e inalar fumaça em incêndio em Bandeira do Sul, MG
06.07.2022
Jovem de 20 anos que teve corpo queimado após acidente doméstico aguarda transferência para hospital em BH
05.07.2022
Julho Fest começa nesta quarta em Poços de Caldas
05.07.2022
Batida de frente entre carros deixa feridos, com um preso às ferragens em Guaxupé, MG
05.07.2022
Idosa de 87 anos é a 179ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
05.07.2022
Novos 121 casos de Covid-19 foram informados no mais recente boletim de Muzambinho
05.07.2022
'Bloqueado', de Gusttavo Lima, é a música mais tocada nas rádios em 2022
04.07.2022