Decreto regulamenta Nova Política de EaD no ensino superior
20.05.2025
Medicina, direito, odonto, enfermagem e psicologia serão presenciaisO presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (19), um decreto que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância no ensino superior do país. Com a mudança, os cursos de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial. Os demais cursos da área de saúde e as licenciaturas também não poderão mais ser oferecidos a distância, e sim nos formatos presencial ou semipresencial.
Durante a apresentação da nova política, no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, detalhou como será o formato semipresencial, uma inovação prevista no decreto:
“O novo formato de oferta semipresencial é composto, obrigatoriamente, por carga horária de atividades presentes, físicas, como estágio, extensão, práticas laboratoriais e síncronas mediadas, aquelas que têm o acompanhamento de um profissional, além também de carga horária a distância. Estamos definindo qual é o curso que pode ser feito, hoje, semipresencial”.
Além disso, os cursos a distância contarão com provas presenciais e, no mínimo, 20% de atividades presenciais ou síncronas mediadas, com o estudante e o professor em lugares diferentes, mas em tempo coincidente.
Segundo o MEC, de 2018 a 2023, os cursos a distância cresceram 232% no país. Em 2023, o número de optantes pelos cursos EaD foi o dobro dos matriculados em cursos presenciais.
O ministro Camilo Santana destacou ainda que a nova política pretende aprimorar a oferta do ensino a distância com a garantia da infraestrutura dos polos e a qualificação do corpo docente:
“O grande objetivo desse decreto é aprimorar – temos regras claras para isso, definições claras – e garantir qualidade. Reconhecemos a importância do ensino a distância para dar acesso a milhões de pessoas no Brasil, mas o que nós estamos fazendo aqui é definindo quais são os cursos que poderão ser feitos de forma presencial, de forma semipresencial e de forma a distância”.
A Nova Política de Educação a Distância prevê dois anos de transição, para adaptação gradual dos cursos, além de assegurar o direito dos estuantes já matriculados.

Compartilhar
Veja também

Secretaria de Saúde de Muzambinho reforça: Vacinação é a melhor forma de se proteger contra vírus gripais
17.06.2025
Campanha Amigos do Amor Azul no ar em Muzambinho
17.06.2025
Cemig alerta sobre soltar pipas próximas à rede elétrica: prática prejudicou mais de 765 mil clientes em 2024
17.06.2025
Motociclista morre em grave acidente na MG-184, em Carmo do Rio Claro
17.06.2025
Trabalho análogo à escravidão volta a ser registrado na região
17.06.2025
Corpo da mulher que morreu em queda de balão foi enterrado nesta terça em Pouso Alegre
17.06.2025
Homem de 74 anos morre após ser atropelado por carro na MG-335, em Ijaci, MG
17.06.2025
Ponto de Atendimento Virtual de Muzambinho é reconhecido pela excelência no atendimento
16.06.2025
Pix Automático começa nesta segunda (16); saiba como funciona
16.06.2025