Farmácia de Minas é inaugurada em Muzambinho
30.03.2015
Solenidade aconteceu na sexta-feira (27) e contou com a presença de autoridades locais, políticos e a população.Foi inaugurada na tarde de sexta-feira (27) a Unidade da Farmácia de Minas em Muzambinho (MG). Na solenidade várias autoridades locais, políticos e a população estiveram presentes.
O atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na Rua Capitão Heleodoro Mariano, nº 1055, ao lado da Sede da Associação de Voluntário no Combate ao Câncer e próximo ao Ambulatório Municipal.
As Farmácias Municipais de Muzambinho, que antes, atendiam no Posto de Saúde Amadeu Lima, no Alto do Anjo, e no Ambulatório Itália Franco, na Rua Dick Prado vão se concentrar na Unidade Farmácia de Minas que foi inaugurada.
O local concentra uma central de distribuição de medicamentos gratuitos à população, mas também oferecerá serviços farmacêuticos básicos. As autoridades em saúde alertam, entretanto, que o prédio da farmácia de Minas não pode ser confundido com unidades de atendimento de saúde, como os PSFs, os Postos de Saúde e as unidades de Pronto Socorro.
O Programa
Desde a criação do programa pelo Governo do Estado, a Rede Farmácia de Minas contemplou 832 municípios com recursos para construção de 975 unidades da Rede Farmácia de Minas, beneficiando cerca de 16 milhões de cidadãos mineiros.
Agora, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, o Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população. Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Farmácia de Minas: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Farmácia de Minas: Medicamentos de Alto Custo e, Farmácia de Minas: Medicamentos Estratégicos.
O programa visa garantir o acesso a medicamentos para Atenção Primária por meio da estruturação da Rede Estadual de Assistência Farmacêutica no SUS. Os medicamentos básicos são aqueles destinados à atenção primária à saúde. São adquiridos pelo governo do estado com recurso tripartite, federal, estadual e municipal e distribuídos para os 853 municípios do estado de Minas Gerais. Os medicamentos estratégicos são aqueles utilizados em doenças que configuram problemas de saúde pública, com impacto sócio-econômico importante cujo controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas. E os medicamentos de alto custo são aqueles utilizados em doenças raras, padronizados pelo Ministério da Saúde, cuja dispensação atende a casos específicos.

Compartilhar
Veja também

Taça EPTV Sul de MG de Futsal: veja divisão e tabela dos grupos da 2ª fase
25.05.2022
Sopão Solidário será realizado nesta quinta em Muzambinho
25.05.2022
Com o inverno, Saúde alerta para baixa vacinação de idosos e crianças contra covid-19
25.05.2022
Terceira parcela do IPVA 2022 vence a partir desta quarta-feira (25/5)
25.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: Muzambinho se classifica para 2ª fase
25.05.2022
Dia D da Campanha do agasalho acontece neste sábado, dia 28 no CRAS de Muzambinho
25.05.2022
Projeto que garante reserva de vagas para negros e pardos no serviço público municipal foi aprovado em 2º turno em Muzambinho
25.05.2022
Vereadoras de Muzambinho participam da 1ª Conferência Nacional de Vereadoras do Brasil
25.05.2022
Muzambinhense é convocada para seleção brasileira de base de canoagem
24.05.2022