Seis cidades na região voltam a compor o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas
27.03.2015
Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e São Pedro da União receberam credenciamento durante solenidade em BH.Uma solenidade realizada na segunda-feira (23/03) no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, marcou a renovação dos certificados dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e, na ocasião, o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, localizado aqui no Sul do estado, reconquistou o seu credenciamento junto à Secretaria de Turismo (SETUR).
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Governo, Odair Cunha, que representou o governador Fernando Pimentel, do Secretário de Turismo de Minas Gerais, Geraldo Pimenta, do Secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo, do Diretor Nacional de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, e do deputado estadual, Cristiano Silveira, entre outras autoridades.
Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e São Pedro da União compõe oficialmente o Circuito das Montanhas Cafeeiras, mas em 2011, a Secretaria de Turismo não havia renovado o credenciamento do circuito pelo fato de os municípios pertencentes não cumprirem alguns requisitos. O trabalho em busca de uma nova certificação teve início em 2013 e contou com trabalho de autoridades políticas da cidade de Guaxupé, como o Prefeito Jarbinhas e o Secretario de Turismo, Marcos Buléd.
“A certificação é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente como Instância de Governança Regional do Turismo, apta a executar a Política de Regionalização do Turismo do estado. Isso significa que poderemos pleitear o ICMS Turístico, além de estarmos inseridos no contexto de associações da SETUR. O processo permite a associação de diversos atores, públicos e privados, que atuam na cadeia produtiva em favor do desenvolvimento da atividade turística”, disse Marcos Buléd, secretário de cultura, esporte e turismo de Guaxupé.
Programa pioneiro no turismo brasileiro, os Circuitos Turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. “Nesta solenidade, o Governo de Minas, renova o conceito, o desejo e a determinação de fortalecer e organizar o turismo no estado através de instâncias regionais de governança”, destacou Odair Cunha.
Ainda sobre o compromisso do governo com o setor, Odair Cunha destacou a criação da Secretaria de Turismo. “O primeiro ato de Fernando Pimentel em prol do turismo, do desenvolvimento econômico sustentável e estratégico para o estado se deu com a criação da pasta específica, a Secretaria de Estado de Turismo, antes vinculada à Secretaria de Turismo e Esportes”.
Para o Secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, “a Política de Regionalização é um grande vetor para consolidarmos e desenvolvermos a economia regional, tendo em vista que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio estado. Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, diz.
Ao todo, o estado de Minas conta, agora, com 46 circuitos turísticos.
Compartilhar