Seis cidades na região voltam a compor o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas
27.03.2015
Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e São Pedro da União receberam credenciamento durante solenidade em BH.Uma solenidade realizada na segunda-feira (23/03) no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, marcou a renovação dos certificados dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e, na ocasião, o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, localizado aqui no Sul do estado, reconquistou o seu credenciamento junto à Secretaria de Turismo (SETUR).
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Governo, Odair Cunha, que representou o governador Fernando Pimentel, do Secretário de Turismo de Minas Gerais, Geraldo Pimenta, do Secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo, do Diretor Nacional de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, e do deputado estadual, Cristiano Silveira, entre outras autoridades.
Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e São Pedro da União compõe oficialmente o Circuito das Montanhas Cafeeiras, mas em 2011, a Secretaria de Turismo não havia renovado o credenciamento do circuito pelo fato de os municípios pertencentes não cumprirem alguns requisitos. O trabalho em busca de uma nova certificação teve início em 2013 e contou com trabalho de autoridades políticas da cidade de Guaxupé, como o Prefeito Jarbinhas e o Secretario de Turismo, Marcos Buléd.
“A certificação é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente como Instância de Governança Regional do Turismo, apta a executar a Política de Regionalização do Turismo do estado. Isso significa que poderemos pleitear o ICMS Turístico, além de estarmos inseridos no contexto de associações da SETUR. O processo permite a associação de diversos atores, públicos e privados, que atuam na cadeia produtiva em favor do desenvolvimento da atividade turística”, disse Marcos Buléd, secretário de cultura, esporte e turismo de Guaxupé.
Programa pioneiro no turismo brasileiro, os Circuitos Turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. “Nesta solenidade, o Governo de Minas, renova o conceito, o desejo e a determinação de fortalecer e organizar o turismo no estado através de instâncias regionais de governança”, destacou Odair Cunha.
Ainda sobre o compromisso do governo com o setor, Odair Cunha destacou a criação da Secretaria de Turismo. “O primeiro ato de Fernando Pimentel em prol do turismo, do desenvolvimento econômico sustentável e estratégico para o estado se deu com a criação da pasta específica, a Secretaria de Estado de Turismo, antes vinculada à Secretaria de Turismo e Esportes”.
Para o Secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, “a Política de Regionalização é um grande vetor para consolidarmos e desenvolvermos a economia regional, tendo em vista que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio estado. Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, diz.
Ao todo, o estado de Minas conta, agora, com 46 circuitos turísticos.

Compartilhar
Veja também

Confira o boletim semanal das pessoas já vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
06.03.2021
Muzambinho e cidades da região devem receber novas doses da Coronavac nos próximos dias
06.03.2021
Consórcio de prefeitos para compra de vacinas da Covid-19 têm adesão de 44 cidades no Sul de Minas
05.03.2021
Centro de vacinação contra o coronavírus é implantado em Muzambinho
05.03.2021
Guaxupé registra 42ª morte por covid-19
05.03.2021
Associação Comercial promoverá live Mulher Empresária Muzambinhense
05.03.2021
Governo de Minas anuncia onda roxa do Minas Consciente, com medidas mais restritivas
04.03.2021
Mais 285,2 mil doses de vacinas contra covid-19 chegam à Minas Gerais
04.03.2021
Estado confirma presença de novas variantes do coronavírus em amostras de pacientes do Sul de MG
04.03.2021