Unidade da Fármácia de Minas será inaugurada em Muzambinho
24.03.2015
Solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 27 de março. Atendimento a população será na Rua Capitão Heleodoro Mariano, nº 1055.Após quase dois anos e três meses de mandato, o Prefeito Ivan de Freitas vai, finalmente, inaugurar a sede da Farmácia de Minas em Muzambinho (MG). O prédio, que começou a ser construído ainda na administração passada e já está pronto desde os primeiros meses do Governo Ivan, será inaugurado nesta sexta-feira, dia 27, às 17 horas, numa solenidade que deve contar com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, além do próprio Prefeito e de outras autoridades regionais.
Desde a criação do programa pelo Governo do Estado, a Rede Farmácia de Minas contemplou 832 municípios com recursos para construção de 975 unidades da Rede Farmácia de Minas, beneficiando cerca de 16 milhões de cidadãos mineiros.
O programa é responsável pela distribuição gratuita de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os 853 municípios mineiros. Somente no ano de 2013, foram distribuídas 3 bilhões de unidades farmacêuticas entre medicamentos básicos e de alto custo.
Agora, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, o Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população. Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Farmácia de Minas: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Farmácia de Minas: Medicamentos de Alto Custo e, Farmácia de Minas: Medicamentos Estratégicos.
O programa visa garantir o acesso a medicamentos para Atenção Primária por meio da estruturação da Rede Estadual de Assistência Farmacêutica no SUS. Os medicamentos básicos são aqueles destinados à atenção primária à saúde. São adquiridos pelo governo do estado com recurso tripartite, federal, estadual e municipal e distribuídos para os 853 municípios do estado de Minas Gerais. Os medicamentos estratégicos são aqueles utilizados em doenças que configuram problemas de saúde pública, com impacto sócio-econômico importante cujo controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas. E os medicamentos de alto custo são aqueles utilizados em doenças raras, padronizados pelo Ministério da Saúde, cuja dispensação atende a casos específicos.
O prédio a ser inaugurado em Muzambinho, a exemplo do que já acontece em várias cidades da região, funcionará como uma central de distribuição de medicamentos gratuitos à população, mas também oferecerá serviços farmacêuticos básico. As autoridades em saúde alertam, entretanto, que o prédio da farmácia de Minas não pode ser confundido com unidades de atendimento de saúde, como os PSFs, os Postos de Saúde e as unidades de Pronto Socorro.
Em entrevista à Rádio Atividade FM, concedida ainda no ano de 2014, o Prefeito Municipal Ivan de Freitas justificou o atraso na inauguração da Farmácia de Minas em Muzambinho. Na época, Ivan disse que, apesar de o prédio estar pronto, o programa exigia um tipo de mobiliário padrão que é fornecido pelo Governo Estadual e que o município de Muzambinho não poderia proceder a inauguração e, tampouco, o funcionamento do prédio sem o mobiliário, que não havia sido disponibilizado pelo Governo do Estado, à época sob o comando de Antônio Anastasia.
Em Muzambinho, a Farmácia de Minas funcionará na Rua Capitão Heleodoro Mariano, nº 1055, ao lado da Sede da Associação de Voluntário no Combate ao Câncer e próximo ao Ambulatório Municipal, que fica na Rua Dick Prado, uma das travessas da Capitão Heleodoro Mariano.
Para obter informações sobre a Farmácia de Minas ligue 155 escolha a opção 2 (Secretaria de Estado de Saúde) e depois a opção 4 (Farmácia de Minas). O horário de atendimento da central é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h.

Compartilhar
Veja também

Homem é preso por homicídio em Juruaia
09.07.2025
Mulher é presa por suspeita de aplicar golpes com cartas de crédito falsas em Guaxupé, MG
09.07.2025
Caminhão tomba e provoca congestionamento na Rodovia Fernão Dias, em Camanducaia, MG
09.07.2025
Furto em sistema de abastecimento deixa bairro Moçambo sem água em Muzambinho
09.07.2025
Região terá áreas recuperadas em projeto ambiental de R$ 40 milhões financiado pelo Governo Federal
09.07.2025
Polícia Civil investiga morte de bebê encontrado em terreiro de secagem de café em Cássia
09.07.2025
Museu de Botelhos e do Café recebe quase 400 visitantes no 1° semestre
09.07.2025
Guaxupé: Prefeito Jarbinhas busca soluções para trecho perigoso da Serra
09.07.2025
Mulher acusada de matar a mãe asfixiada em MG pesquisou na internet 'como carbonizar um corpo', diz polícia
09.07.2025