Dia Mundial do Café: Rota turística 'Cafés do Sul de Minas' é lançada em evento internacional nos Estados Unidos
15.04.2024
Rota de turismo em fazendas da região foi apresentada durante feira internacional em Chicago.A rota turística "Cafés do Sul de Minas", que já tinha sido lançada nacionalmente em novembro do ano passado, foi apresentada nesta semana durante a "Specialty Coffe Expo", em Chicago, nos Estados Unidos, em comemoração ao "Dia Mundial do Café", celebrado neste domingo (14).
A Specialty Coffe Expo é reconhecida como uma das mais importantes feiras de cafés especiais do mundo e a maior das Américas.
As rotas turísticas Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro, cujo lançamento nacional ocorreu durante a 36ª Festuris, em Gramado (RS), em novembro do ano passado, oferecem uma experiência completa, em que o visitante pode conhecer desde o cultivo e o preparo até a degustação do produto, cujo sabor leva em conta as características locais.
O Brasil é, hoje, o líder mundial na exportação de café e isso é impulsionado pela produção de Minas Gerais que é a maior do país. O estado, assim, possibilita inúmeras possibilidades de vivências relacionadas ao café que, além de atraírem os turistas, geram emprego e renda para as comunidades.
Rota Turística
A Rota Cafés do Sul de Minas contempla seis municípios da maior região produtora de café do mundo: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília. O roteiro reúne seis experiências turísticas relacionadas ao café: Paiol Café Boutique (Três Pontas), Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira), Fazenda Catiguá (Cambuquira), Parque das Águas (Caxambu), Café Seival (Baependi) e Laticínios Paiolzinho (Cruzília). O turista deve contratar cada experiência diretamente com o atrativo turístico ou em alguma agência de receptivo local.
Todos os passeios ocorrem sob demanda, para grupos de seis a oito pessoas. O visitante contrata o pacote por fazenda. Cada passeio dura cerca de três horas e o tour guiado leva para conhecer o processo de produção, as práticas de sustentabilidade e a história da fazenda, finalizando com uma degustação dos cafés especiais com um conjunto de quitandas locais.

Compartilhar
Veja também

Oswaldo Montenegro é a primeira atração confirmada no Guaxupé Café Festival
30.04.2025
Sindicato dos TRabalhadores Rurais de Muzambinho promove evento de apresentação do programa Mais Vida.
30.04.2025
Instituto Federal de Muzambinho oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos à população de baixa renda
30.04.2025
Dia do Trabalhador: EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café reforçam operação com atendimento 24 horas
30.04.2025
Poços de Caldas recebe a segunda etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2025
30.04.2025
Criminosos armados invadem propriedade rural em Monte Belo
30.04.2025
Primeira 'Casa de Semiliberdade' da região é inaugurada em Lavras
30.04.2025
Patrimônio imaterial de Poços de Caldas, Festa de São Benedito tem início no feriado de 1º de maio
30.04.2025
Expoagro Guaxupé 2025 será realizada entre os dias 4 e 12 de julho
29.04.2025