Fiéis celebram a quarta-feira de cinzas
18.02.2015
Data marca o início da Quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade 2015.Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, - “Quarta-feira de Cinzas” - dá-se início, de acordo com o calendário cristão ocidental, à Quaresma, período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo na Páscoa. A data, para os católicos, serve como um momento de reflexão sobre o dever da conversão, silêncio, oração, penitência e jejum.
Acontece em todo o Brasil a tradicional celebração da missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.
Para celebrar o dia, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança, oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2015, com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” abordam a relação entre a Igreja e a sociedade.
O objetivo almejado pela CF 2015 é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
A Campanha também quer fazer memória ao caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, para identificar e compreender os principais desafios da atualidade; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja; apontar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.
Além disso, a CF 2015 propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a Boa Nova a cada pessoa, cada família; atuar profeticamente, com base na evangélica opção preferencial pelos pobres, para um desenvolvimento integral da pessoa e a construção de uma sociedade justa e solidária.
A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica há 51 anos.

Compartilhar
Veja também

Vereadores de Muzambinho fazem reivindicações em reunião ordinária
21.01.2021
Monte Belo registra 10º óbito por Covid-19
21.01.2021
Confira o boletim atualizado da Covid-19 em Muzambinho
21.01.2021
Muzambinho inicia a campanha de vacinação contra Covid-19
21.01.2021
Teste rápido para Covid-19 criado na USP é 5 vezes mais barato e quer facilitar testagem em massa
21.01.2021
Decreto que flexibiliza funcionamento do comércio é renovado em Guaxupé, MG
21.01.2021
Campus Muzambinho doa 6 mil seringas e 3 mil e 500 agulhas para município
21.01.2021
Juruaia registra 11ª morte pela covid
21.01.2021
Prefeitura de Monte Belo prorroga decreto até 25 de janeiro
21.01.2021