Mascotes e brindes ajudam lojistas a aumentar vendas em Juruaia, MG

05.04.2017

Polo de lingerie, empresas investem em criatividade para atrair clientes. Uma das lojas espera aumentar as vendas em 30% com nova ação.

Com mais de 300 confecções e lojas ligadas à moda íntima em Juruaia (MG), o que não faltam são opções para quem quer comprar os produtos da cidade. Consumidores de todo o país visitam o município, considerado o 3º polo no setor em escala nacional, que movimenta mais de R$ 15 milhões por mês. Mesmo com tanta procura, é preciso inovar para conquistar novos clientes e atrair mais olhares que a concorrência, e para isso, os comerciantes estão investindo em personalização e até “mimos” para os clientes.


Uma das empresas da cidade trabalha há seis anos com todos os públicos, de lingeries e produtos da linha feminina, abrangendo a linha fitness, pijamas, praia, até modelos para homens, adolescentes e também crianças. A intenção sempre foi atingir o maior público possível.


Apesar da variedade de produtos como carro-chefe, a família Flauzino, proprietária da loja, sentiu que era hora de inovar. Assim, surgiu a ideia do projeto Família Dalange. São seis personagens que representam uma família – a mãe, o pai, dois filhos adolescentes e duas gêmeas.


A ideia vem de anos atrás, mas só será lançada agora na 20ª edição da Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia, que acontece de 29 de abril a 01 de maio no Centro de Eventos Expo Juruaia.


Os empresários da marca há tempos pensavam em um tipo de mascote e o desafio de encontrar o personagem ideal foi grande. “A dúvida era como encaixar um mascote que atendesse a todos os nossos públicos”, conta Eliza Flauzino, diretora geral da marca.


A primeira personagem foi a mãe da família. “Pensei na personagem principal, a Doll, porque o empreendedorismo feminino é o que move nossa cidade, inclusive na nossa empresa, onde minha mãe é a referência”. A partir daí, as outras mascotes ganharam vida e vieram representar os demais nichos da marca.


A ideia é colocar a família animada como tema de produtos personalizados, inspirados nas características de cada personagem. “São lingeries, pijamas para adultos e linha teen, body para bebês, meias, shorts masculinos... Por exemplo, a Pink, filha adolescente, inspirou a criação de modelos modernos de pijamas curtos e nécessaire com apliques”.


Além das peças, foi criado um vídeo para divulgação nas redes sociais e até uma história em quadrinhos, que será distribuída na feira. No “gibi”, cada membro da família vive histórias divertidas, sempre relacionadas ao universo da lingerie de Juruaia. Uma delas coloca a mãe como revendedora de peças íntimas, representando milhares de pessoas que atuam neste setor e movimentam a economia da cidade.


Com a ação, a expectativa da marca é aumentar as vendas em 30%. O projeto é de longo prazo e a intenção é acrescentar mais personagens. “No futuro, teremos os avós, irmãos, cunhados, sócios, clientes, vizinhos e até cachorro”, brinca Eliza.

 


 

‘Mimos’ para clientes
Outra empresária de Juruaia, Juliana Marques Pereira, dona de uma loja virtual há um ano, aposta nos pequenos agrados aos clientes como estratégia. “Quando as pessoas vêm a Juruaia, elas querem se sentir especiais e levar uma lembrança daqui”. Com este pensamento, ela se inspirou em um produto famoso da cidade para criar um brinde personalizado.


Em 2015, a cidade conseguiu um recorde com a confecção do maior sutiã do Brasil. A peça, com mais de 15 metros de comprimento, foi reconhecida pela RankBrasil e sempre chama muita atenção quando exposta nas feiras locais de moda íntima. Para aproveitar a fama do sutiã, Juliana decidiu criar uma réplica perfeita da peça em forma de semijoia, banhada a ouro e com uma pedra de zircônia. O “mimo” é dado como chaveiro a todas as clientes e sacoleiras, sejam as visitadas em casa, ou mesmo as que fazem os pedidos pela internet.


“Como trabalho com moda íntima e também no setor de semijoias, essa é uma maneira de divulgar minhas duas empresas”. A boa ideia já trouxe resultados positivos à empresária. “Já tive contato de pessoas que viram o chaveiro com algum dos meus compradores e ficaram encantadas. Acabam virando novos clientes também”, comemora.


O design foi desenvolvido pela própria empresária e levou cerca de dois meses para ficar pronto. Para Juliana, o brinde é uma chance de aproximar o cliente e chamar a atenção de novos compradores.


“Em momentos difíceis para o comércio em geral, temos que criar novas alternativas. É preciso sempre inovar e se adaptar ao momento. Agradar o cliente é uma tática que sempre dá certo.”


A Felinju
A Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia - chega em 2017 à sua 20ª edição. Entre 29 de abril e 1º de maio, o Centro de Eventos Expo Juruaia abre espaço a mais de 70 expositores e tem a expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes. Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), a feira registra um crescimento de 20% no volume de negócios por ano. Em 2016, foram mais de R$ 15 milhões em vendas.


A cidade do Sul de Minas, responsável por 15% da produção nacional de lingerie e 3º polo do setor, produz cerca de 20 milhões de peças por ano. Com 95% das empresas comandadas por mulheres, Juruaia é dona da maior renda per capita do Sul de Minas.


Fotos: Juliana Marques Pereira:Arquivo pessoal /Mercado da Lingerie: Divulgação

 

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Fonte - G1 Sul de Minas

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