Campus Muzambinho programa atividades para o dia Mundial da água
14.03.2017
Atividades serão promovidas para os alunos dos primeiros anos dos cursos de Agropecuária, Informática e Alimentos.O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promove no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, uma programação especial para os alunos dos primeiros anos dos cursos de Agropecuária, Informática e Alimentos. Haverá apresentação de palestra e estudo de caso.
A programação começa com a abertura oficial às 7h30 da manhã. Logo após terá a apresentação do Projeto IF-Refloresta. Logo após, a partir das 8h, tem a palestra “A importância das Florestas na Produção e Manutenção dos Recursos Hídricos”, com o engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Ricardo Zavagli.
Em seguida, o case do IFSOLAR será apresentado pelo professor Pauli Roberto Ceccon do IFSULDEMINAS. Haverá ainda, segundo a programação, o plantio de árvores.
Dia da Água
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.
Foto: Reprodução Google/ Divulgação IFSULDEMINAS

Compartilhar
Veja também

EPR Vias do Café realiza obras e reforça segurança viária em cinco rodovias da região
12.02.2025
Veículo desce sozinho e causa danos em residência em Machado
12.02.2025
Asfalto cede e engole caminhão na rua em Alfenas
12.02.2025
Homem de 69 anos morre atropelado no dia do aniversário na BR-146, entre Bom Jesus da Penha e Passos
12.02.2025
Caminhão tomba na MG 050 após desvio e motorista fica gravemente ferido
12.02.2025
Operação 'Arsenal' prende indiciado por comércio ilegal de armas de fogo em São Sebastião do Paraíso
12.02.2025
Bolsas de R$ 5 mil: Sebrae Minas vai selecionar agentes para o programa ALI Rural
12.02.2025
Investigado por roubo de sacas de café que deixou prejuízo de quase R$ 100 mil em Alfenas é preso
11.02.2025
Equipes de Saúde intensificam combate à febre amarela após confirmação de caso em macaco encontrado em Poços de Caldas, MG
11.02.2025