Padre Francisco dos Santos falou sobre a Campanha da Fraternidade 2017 na Atividade FM
10.03.2017
Campanha da Fraternidade, que começou no dia 1º de março foi o tema do programa Bom Dia Atividade Especial.O programa Bom dia Atividade Especial, que vai ao ar todos os sábados pela rádio Atividade FM recebeu em sua última edição (04), o Padre Francisco dos Santos. O tema foi a Campanha da Fraternidade 2017, que começou no dia 1º de março, juntamente com o início do período de Quaresma.
Padre Francisco começou contando a história da Campanha, que iniciou em 1961, quando três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, órgão da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que coordena projetos de ação social, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para os projetos.
A primeira Campanha foi realizada em 1962, no Rio Grande do Norte, com apoio financeiro de bispos norte-americanos. Em 1963, com a participação de 16 paróquias do nordeste, a campanha não teve êxito financeiro, mas uma grande repercussão, o que fez com que a CNBB assumisse a Campanha da Fraternidade para todo o Brasil.
Padre Francisco disse que a primeira fase da Campanha que começou então em 1964, os temas estavam relacionados a renovação interna da igreja. Na segunda fase, em 1973, vem mais denunciado o pecado social e promovendo a justiça e a terceira fase, que inicia em 1985, a igreja volta para as situações existenciais do povo, como a fome, juventude, negros, educação, etc.
A Campanha se inicia junto com a Quaresma por representar um tempo de conversão, de mudança de vida. Padre Francisco disse que é um tempo de esperança, em que colocamos a esperança em Deus e no Cristo ressuscitado, representado a vitória sobre a morte, sobre as injustiças.
Os temas são escolhidos através de reuniões de comissões episcopais da CNBB. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação”.
Padre Francisco também explicou o que são os biomas, que o no Brasil, são 6: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas e disse que cuidar dos biomas brasileiros além de ser uma ação de fé e cidadania é uma ação de comprometimento com Deus. Ainda segundo o tema, o padre explicou que a Igreja pode ajudar a sociedade ser mais consciente com as questões do meio ambiente.
Ao final da entrevista, padre Francisco deixou uma mensagem a todos os ouvintes e fez a oração da Campanha da Fraternidade 2017, abençoando a todos os ouvintes.
Oração da Campanha da Fraternidade 2017
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.
Amém!
Atualmente, Padre Francisco é Pároco da Paróquia São José e Dores de Alfenas (MG) ao lado do Padre Guaraciba Lopes de Oliveira Júnior, que trabalharam por mais de 22 anos na comunidade católica de Muzambinho, onde deixou um legado de forte atuação e engajamento pastoral.
Na Atividade FM, leva aos ouvintes, de domingo a domingo, uma reflexão de vida e oração, às seis horas da manhã, no programa “Intimidade Divina”. Pe. Francisco está presente também, às 15 horas, com a “Consagração a Nossa Senhora Aparecida”.
O trabalho pastoral que a Campanha da Fraternidade desenvolve neste ano também poderá ser acompanhados nos temas que serão abordados pelo programa Queremos Deus, apresentado por Pe Guaraciba e equipe e que vai ao ar todos os domingos pela Rádio Atividade FM, às 8h30. O programa pode ser acompanhado sintonizando 99,1 MHZ ou ainda pela internet, através do site www.fmatividade.com.br.
Foto: Redação Atividade FM

Compartilhar
Veja também

População deve ficar atenta para evitar dengue em Muzambinho
18.05.2022
Crea-MG reforça fiscalização em Muzambinho
18.05.2022
Cobras cascavéis são capturadas pelo Corpo de Bombeiros ao lado de residência em Guaxupé, MG
18.05.2022
Caminhão-cegonha pega fogo na MGC-491 e destrói carros que eram transportados
18.05.2022
Quarta-feira amanhece gelada, mas ventos impedem formação de geada no Sul de Minas
18.05.2022
Reunião dos vereadores tem entrega de Moção a aluno do IFSULDEMINAS
17.05.2022
Caminhão perde freio e provoca acidente em Juruaia
17.05.2022
Cadastro para Castração gratuita de animais em Muzambinho já pode ser realizado
17.05.2022
Boletim Covid-19: 43 novos casos foram confirmados de 09 a 15 de maio em Muzambinho
16.05.2022