Associação dos Artesãos de Muzambinho foi destaque no Bom Dia Atividade Especial
27.10.2016
Representantes dos Artesãos falaram sobre as atividades desenvolvidas no artesanato.No programa Bom Dia Atividade Especial do último sábado (22) a entrevista foi com as representantes da Associação dos Artesãos de Muzambinho, Dirlei Maria Tinós que é a presidente da Associação e Lidiana Gonçalves Lino, que faz parte do conselho fiscal.
Elas estiveram em nossos estúdios para falar sobre a Associação e sobre os trabalhos artesanais produzidos pelos artesãos. Esse grupo de artesãos já atua há 10 anos e a cerca de um ano formaram a Associação para que pudessem ter um local fixo para expor e vender seus produtos.
Pintura em tecidos, arte em barro, mdf, crochê, tear, são alguns dos trabalhos que podem ser encontrados por quem passa na Avenida Dr. Américo Luz, área central de Muzambinho, onde os artesãos expõem seus produtos nos quiosques.
Lidiana disse que todos os produtos expostos são bem procurados, tanto pelos moradores de Muzambinho como por turistas que visitam a cidade. Dirlei destacou na entrevista o trabalho dos 22 artesãos que expõem nos quiosques. Ela disse que no artesanato é possível encontrar várias opções de presentes para as mais diversas ocasiões.
Elas também destacaram que a abertura dos quiosques de artesanato na Avenida deu uma cara nova ao local, que foi pintado e limpo para uso dos artesãos e que agora está mais bonito, com todo o colorido dos trabalhos.
Dirlei contou que para a prefeitura ceder um espaço fixo era necessário formar uma Associação. Como o espaço dos quiosques é pequeno, por enquanto o grupo está em 22 artesãos, que se revezam para o atendimento no local. Lidiana e Dirlei explicaram que cada quiosque abriga 11 expositores.
O grupo de artesanato também participa do projeto Empreender, junto com a Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho, que as entrevistadas pontuaram como grande parceria.
A prefeitura cedeu o uso do espaço dos quiosques de forma gratuita por cinco anos. A Associação ainda não recebe nenhuma verba por ser uma associação recente. A partir do segundo ano, Dirlei explicou que poderão receber algum tipo de apoio financeiro. Segundo elas, essa verba poderia ajudar com reformas no local, melhorias para o espaço.
Sobre a construção de uma casa do artesão na rodovia, Dirlei e Lidiana explicaram que para o artesanato de Muzambinho, o ideal é ficar no quiosque, que tem maior visibilidade, segurança e acesso fácil para todos que queiram comprar. As entrevistadas falaram da importância de estar na região central da cidade, que isso ajuda muito na divulgação do trabalho dos artesãos e ainda valoriza o local, que já esteve fechado por muitos anos.
Sobre a feira que acontece na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, as entrevistadas disseram que o crescimento da feira é muito bom para a cidade, que o número de expositores vem crescendo, trazendo mais diversidade de produtos e que alguns artesãos também expõem no local.
As entrevistadas também aproveitaram para agradecer o apoio da prefeitura e todos que colaboraram para que os artesãos pudessem ter esse espaço no centro. Também convidaram a todos para conhecer o trabalho que produzem e que pensem no artesanato quando precisarem presentear alguém em alguma ocasião, pois estarão adquirindo um produto único.
Para encomendas, conhecer o trabalho dos artesãos ou saber mais sobre a Associação é só procurar os quiosques do artesanato na Avenida Dr. Américo Luz, de terça a sábado, das 9h às 17h.
*Fotos: Redação Atividade FM/Arquivo Pessoal

Compartilhar
Veja também

Carreta com soja tomba na BR-146
17.04.2025
Polícia Militar lança megaoperação Semana Santa 2025 em todo o estado
17.04.2025
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
17.04.2025
Muzambinho sanciona lei que garante visibilidade à fibromialgia e institui semana de conscientização
17.04.2025
Polícia Militar procura suspeito de matar homem a tiros em oficina de Guaxupé
17.04.2025
Empresa de Alfenas apresenta proposta para assumir concessão do Parque das Águas de Caxambu, MG
17.04.2025
Acompanhe a Via-Sacra nesta sexta-feira da paixão na Atividade FM
17.04.2025
Confira a programação da Semana Santa em Muzambinho
17.04.2025
Governo projeta superávit e salário mínimo de R$ 1.630 para 2026
16.04.2025