Campanha nacional de multivacinação termina nesta sexta-feira (30)
29.09.2016
Objetivo é atualizar cartão de vacinas de crianças e adolescentes. Número de imunizações no Sul de Minas ainda está abaixo da média.Os pais têm até esta sexta-feira (30) para levarem os filhos para vacinar. Este é o último dia da Campanha Nacional de Multivacinação, que está sendo realizada em todo o país com o objetivo de atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes.
A campanha teve início no dia 19 deste mês, mas o número de imunizações no Sul de Minas ainda está abaixo da média.
De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, desde o início da campanha até agora, em todo o Estado de Minas Gerais, foram aplicadas 257.681 doses em 152.910 crianças, atingindo 46,74% do público-alvo. Em Varginha (MG), foram 2.116 doses aplicadas em 1.096 crianças, o que representa 45,9% do público-alvo.
Em Pouso Alegre (MG), foram 1.314 doses, sendo 38,58% da estimativa para a cidade. Já em Poços de Caldas (MG), 1.074 crianças foram vacinadas, sendo 1.937 doses aplicadas, valor que chega a 44,92% da meta estipulada no município. Enquanto no Estado de Minas Gerais,
Todas as vacinas disponíveis pelo SUS para estes públicos estão sendo oferecidas nos postos e unidades básicas de saúde dos municípios.
A campanha é voltada para as crianças menores de 5 anos e adolescentes de nove a 14 anos. Estão disponíveis as vacinas: BCG, pentavalente, rotavírus, pneumo 10, meningo C, tríplice viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.
Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as seguintes vacinas: tríplice viral, dupla adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.
Os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar os postos de vacinação ou as unidades de saúde dos municípios até esta sexta-feira. Os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do SUS.
"A vacina não deve ser aplicada em crianças ou adolescentes que estiverem apresentando alguma doença aguda ou febre, nesses casos, pode postesgar a vacina, e assim que melhorar pode procurar a sala de vacinação", explicou a enfermeira Maria de Fátima Silva C. Pereira.
*Foto: G1 Sul de Minas.
Compartilhar