Com sete medalhas, Campus Muzambinho fica entre os 10 primeiros no Campeonato Brasileiro de Canoagem

26.09.2016

Ao todo, o Campus Muzambinho conquistou sete medalhas, três de ouro, uma de prata e três de bronze.

O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho enviou para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016, uma delegação com 14 atletas que disputaram em torno de 30 provas nas modalidades de canoa e caiaque.

 

A competição aconteceu entre os dias 21 e 25 de setembro em Curitiba (PR). A comitiva foi acompanhada pelo Coordenador do Projeto de Canoagem do Campus, prof. Thales Bianchi.


Ao todo, o Campus Muzambinho conquistou sete medalhas, três de ouro, uma de prata e três de bronze. Com esse resultado, a pontuação geral colocou a delegação na 10ª melhor posição equipe geral. É o melhor resultado desde que participa do Campeonato Brasileiro.

 

A evolução foi constante: passando de 28º em 2014 (01 ponto), para 17º em 2015 (60 pontos) e agora com o 10º melhor resultado (176 pontos). O número de atletas enviados para a competição também aumentou com o tempo, em 2014 foram com nove canoístas do Campus Muzambinho. Já este ano, foram enviados 14 atletas.

 

Confira os atletas que representaram o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. 
•    Maria Eduarda Batista Barbieri (02 ouros - Canoa)
•    Maria Laura Gonçalves (02 bronzes - Canoa)
•    Marcelo Carmessano (01 ouro - Paracanoagem K1)
•    Rafael Almeida Bastos (01 prata - Canoa C2)
•    Claudeir Aparecido de Lima (01 bronze - Canoa C2)

•    Bruno da Silva Vieira
•    David de Oliveira Ferraz
•    Deivid Silva Martins
•    Gabriel Henrique dos Santos
•    Luiz Felipe da Silva
•    Maykow Eduardo de Oliveira
•    Miguel Guilherme Pizza Lino
•    Wenderson Francisco do Nascimento
•    Yuri Donizete Santos de Souza


"Estamos melhorando nosso desempenho a cada ano e com a dedicação dos atletas em breve estaremos entre as cinco melhores equipes do Brasil", comentou o coordenador do Projeto de Canoagem do Campus Muzambinho, prof. Thales Bianchi.

 

Ele também aproveitou para agradecer a colaboração dos bolsistas da iniciativa e, em especial, à professora voluntária, Diana Miranda. Atualmente, o trabalho tem o apoio de estudantes bolsistas do curso de Educação Física: Carolina Mara, Vanessa Perle, João Cesário, Marco Tulio, Gustavo Toledo, Alencar Henrique e Maria Laura.


Por meio de um edital de empréstimo de barcos da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Campus Muzambinho ainda conseguiu dois barcos de fibra de carbono para serem usados nos treinamentos do projeto.

 

Com o objetivo de promover talentos esportivos na modalidade Canoagem Velocidade, esse trabalho acontece a partir de uma parceria da instituição com a CBCa e o Ministério dos Esportes. Para isso, a comissão técnica recebe o apoio e suporte oferecido pelo Departamento de Ciências do Esporte da entidade.


Sobre o Campeonato
O evento reuniu cerca de 360 atletas entre 37 delegações de todo o Brasil. Entre eles, estavam todos os canoístas que participaram das Olímpiadas Rio 2016: Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro. Os canoístas do Campus conseguiram alguns registros fotográficos desses encontros.


O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional. É usado como classificatório para o Controle Nacional para torneios internacionais e ele também define as Equipes Permanentes.

 

Em suas categorias, as provas são divididas entre: Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.


Além de somar pontos para o ranking nacional, que serve como critério classificatório para a equipe permanente e para as competições internacionais do próximo ano, os pontos também são válidos como requisito para o recebimento do Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Ministério do Esporte. Para saber mais, clique aqui.

 

 

(Fotos IFSULDEMINAS Campus Muzambinho)

 

*Foto: IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.

 

 

Compartilhar

Fonte - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO