Vigilância Sanitária de Muzambinho faz alerta sobre a venda de produtos de limpeza caseiros
10.08.2016
Segundo departamento municipal, venda clandestina desses produtos coloca em risco a saúde, especialmente, das crianças.A Vigilância Sanitária de Muzambinho (MG), em nota, faz um alerta sobre a venda de produtos de limpeza caseiros que não passam por avaliação do Ministério da Saúde, ou seja, sem a liberação do produto, este é considerado clandestino.
De acordo com o órgão municipal esses produtos que não têm qualquer avaliação de que dão bons resultados e de que são seguros ao serem usados, manuseados ou armazenados; na maioria das vezes, não têm ação contra os germes e/ou não limpa nas superfícies, porque suas formulações não possuem ingredientes próprios para isto, ou quando os contêm, não estão em quantidades suficientes.
Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA quando o consumidor adquire um produto clandestinamente, não tem qualquer tipo de garantia sobre a confiabilidade do que está comprando, uma vez que desconhece o conteúdo das substâncias. Se o item ilegal for um saneante (produtos de limpeza e conservação, como água sanitária, sabão e detergente), além de não haver garantias de qualidade, põe-se em risco a segurança e a saúde de quem compra e de seus familiares.
Desintoxicar uma vítima do saneante ilegal é mais difícil, pois não há informações sobre os componentes da fórmula e que procedimentos devem ser adotados. O produto comercializado legalmente reúne várias informações úteis, como sua composição química, número do registro no Ministério da Saúde e um telefone para atendimento de emergência.
Segundo o documento, um dos aspectos mais graves do uso de saneantes clandestinos é que boa parcela das vítimas é formada por crianças, atraídas por garrafas de refrigerante utilizadas como recipientes, com líquidos coloridos e perfumados.

A Vigilância Sanitária é a responsável pela fiscalização desses produtos. Dúvidas, denúncias e sugestões podem ser feitas na sede do departamento, na Avenida Doutor Américo Luz nº 216 – Centro, ou pelo telefone 35 3571-3773.
*Foto: Redação Atividade FM.
Compartilhar
Veja também
2º Sudoeste Summit discute conexões e impacto da inovação nos negócios em Muzambinho
11.11.2025
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025