Rede de 'Agricultores Protegidos' é implantada em Nova Resende

03.08.2016

Georreferenciamento mapeou todas as propriedades rurais do município. Objetivo é reduzir criminalidade e furtos de café na zona rural.

Produtores da zona rural de Nova Resende (MG) contam com um novo mecanismo para dar mais segurança às propriedades e resguardar o principal produto da agricultura local: o café. Trata-se da "Rede de Agricultores Protegidos", que visa reduzir a criminalidade no campo, principalmente as ocorrências de furtos de sacas de café, por meio de ações conjuntas entre os cafeicultores, Polícia Militar, Sindicato Rural e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).


A ideia surgiu de um modelo parecido com o da rede de comerciantes protegidos que funciona muito bem na cidade. A rede conta ainda com grupos de whatsapps, ligados à polícia, para troca de informações de prevenção e de alerta, em caso de aparecimento de pessoas e carros suspeitos nas redondezas.

 

Para ser aplicado no campo, foi necessário adquirir um banco de dados de georreferenciamento que mapeou todas as propriedades rurais, conferindo a elas um endereço,e a indicação das rotas das estradas rurais do município.


"Esse mapa que foi adquirido, foi inserido através de uma licença específica no aparelho GPS. E se o produtor precisar de algumas intervenção policial, uma solicitação de emergência, ele vai ofertar pra nós um número que será fornecido pra ele, já que cada propriedade terá o seu número como se fosse o endereço que possibilitará um atendimento muito mais ágil com mais eficiência", explica o tenente da Polícia Militar, Esdras José da Silva.

 

"Por causa do nosso contato todo dia junto com o produtor, a gente está fazendo um cadastro pra facilitar o trabalho da Polícia Militar dentro do município", diz o extensionista agropecuário da Emater, Isnard Batista dos Reis.

 

De acordo com o departamento de engenharia da prefeitura, o município conta com aproximadamente cinco mil quilômetros só em vias rurais. A estimativa é que nos 38 bairros rurais sejam três mil propriedades. E agora, com o período de colheita do café, tem muito cafeicultor aderindo à rede de proteção.

 

"Comigo não aconteceu, mas tenho ouvido falar muito disso. Então, nesses últimos meses vêm sendo [registrados] muitos furtos no município de Nova Resende", diz o agricultor Claudinei José de Brito.

 

A expectativa é que o maior número de produtores rurais da cidade se cadastrem no sistema para que a rede seja mais eficaz e realmente traga mais tranquilidade para quem mora ou trabalha na roça.

 

"A gente espera que não aconteça nada, mas se acontecer tem esse [sistema] que protege", conta o agricultor José Rodrigues Neto.

 

(Foto G1 Sul de Minas)

*Foto: G1 Sul de Minas.

 

Compartilhar

Fonte - G1 Sul de Minas

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO