IMA vai fiscalizar cerca de 700 propriedades no vazio sanitário da soja em Minas Gerais entre julho e setembro
27.06.2016
Medida completa 10 anos e tem contribuído para o controle da ferrugem asiática. Produção do grão em Minas deve crescer 30% neste anoComeça na próxima sexta-feira (1/7) o período do vazio sanitário da soja, que prosseguirá até 30 de setembro em todo o território mineiro.
Durante 90 dias estará proibido o plantio deste grão no estado, exceto para as situações previstas na legislação e desde que autorizado pelo Comitê Estadual para Controle da Ferrugem Asiática da Soja, presidido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
O IMA prevê fiscalizar aproximadamente 700 propriedades rurais em todo o estado durante os 90 dias de vigência do vazio sanitário.
A medida está estabelecida pela Resolução nº 1.393/2015 da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Portaria nº 1503/2015 do IMA.
O objetivo é prevenir e controlar a ferrugem asiática, praga causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e que destrói a planta infectada.
Além da proibição de novos plantios, durante o vazio deverão ser exterminadas todas as plantas vivas remanescentes de safras anteriores, o que poderá ser feito com a utilização de produtos químicos ou outras formas de erradicação.
O produtor que for notificado pelo IMA por manter a planta na sua lavoura e que não exterminá-la em prazo de 10 dias após a notificação estará sujeito a multa de 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), o equivalente a R$ 4.516,35.
Poucas autuações
Este será o décimo ano consecutivo em que o vazio sanitário da soja é realizado em Minas Gerais, desde que foi instituído em 2007. O gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, engenheiro agrônomo Nataniel Diniz Nogueira, argumenta que ao longo dos últimos nove anos o IMA fiscalizou 4.530 propriedades rurais com plantações do grão em todo o estado.
Do total fiscalizado o instituto realizou 715 notificações, casos onde foi constatada a presença da planta na propriedade. Destes, somente 41 produtores receberam autos de infração, que são aqueles casos em que o agricultor, depois de notificado, não erradicou a planta no prazo de 10 dias estipulado pelo IMA.
“Estes 41 autos de infração emitidos em nove anos representam apenas 0,9% do total de propriedades fiscalizadas. É um número pequeno e demonstra que o produtor rural de Minas aderiu ao vazio sanitário, consciente da sua importância para que as lavouras estejam livres da doença e se mantenham produtivas”, argumenta Nataniel Nogueira.
“É um trabalho em parceria entre o IMA, que orienta e fiscaliza, e o produtor, que cumpre a sua parte, pois sabe que é o braço direito do estado nesse processo de controle e prevenção à doença”, enfatiza o engenheiro agrônomo.
Sem hospedeiros
Nataniel Nogueira explica que o vazio sanitário permite que as lavouras permaneçam 90 dias sem os pés de soja e, dessa forma, estejam livres dos hospedeiros, evitando ou diminuindo a incidência da praga na safra posterior.
Ele relata que a disseminação da doença é feita pelo vento e que apenas uma planta com o fungo é capaz de reproduzir milhões de uredosporos (unidades de reprodução), com capacidade para atingir as plantações de diversas propriedades.
Safra maior
Minas Gerais é o sexto maior produtor de soja do Brasil, com 4,7 milhões de toneladas previstas para a safra 2016, um crescimento de cerca de 30% no volume de produção em relação às 3,3 milhões de toneladas de 2015.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
As principais regiões produtoras no estado são Noroeste, Triângulo e Alto Paranaíba.
O grão é cultivado também no Sul de Minas Gerais e vem registrando expansão para o Sudoeste do estado.
*Foto: Agência Minas.

Compartilhar
Veja também

Muzambinho tem 326 casos de Covid-19
19.01.2021
Guaxupé registra 24º morte por Covid-19
18.01.2021
Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG
18.01.2021
Nova Resende registra 4º óbito por Covid-19
16.01.2021
Guaxupé confirmou 78 casos positivos de Covid-19 nesta sexta, 15
15.01.2021
Muzambinho passa dos 300 casos de Covid-19
15.01.2021
Prefeitura de Monte Belo confirma 7º óbito por Covid-19
15.01.2021
Edição 2021 do Outlet em Juruaia começa neste sábado, 16, em formato online
15.01.2021
Prefeitura de São Pedro da União vai realizar concurso para 17 vagas
15.01.2021