Criminosos furtam quase 3 mil discos de vinil em rádio de Poços de Caldas
08.06.2016
Polícia Civil investiga o caso e tenta identificar quem teria levado o acervo. Cerca de 8 mil discos do acervo estavam guardados em prédio interditado.A Polícia Civil investiga o furto de quase três mil discos de vinil do acervo da Rádio Libertas em Poços de Caldas (MG). O caso ocorreu na última semana e parte dos discos furtados foram encontrados no lixo em frente ao Complexo Santa Cruz, onde funcionava a rádio. Algumas peças levadas são considerados relíquias por colecionadores e Djs.
A rádio existe na cidade há mais de quatro décadas, porém, há alguns dias, parte dessa história se perdeu. Até o início deste ano a sede da emissora ficava no Complexo Santa Cruz, porém o imóvel foi interditado no mês de abril e ela passou a funcionar em outro prédio, que não possui espaço físico para o acervo de cerca de oito mil discos. As peças em vinil permaneceram no antigo prédio. No entanto, criminosos invadiram o local e levaram quase três mil LPs.
"Isso é como rasgarmos um pedaço de história. Ainda que eu entenda que talvez exista um registro de forma digital hoje, registro digital não é acervo, no meu entendimento, acervo é algo palpável"
Pedro Bertozzi,ex-diretor e radialista
O ex-diretor e radialista há mais de 30 anos, Pedro Bertozzi, fez um desabafo na internet. Para ele, o acervo da rádio – que é uma das mais antigas emissoras do país – tem muito mais do que valor financeiro.
“Por que a mudança não foi simultânea, levando o acervo da discoteca junto? Ou seja, ficou num lugar em tese abandonado, como está hoje o Complexo Santa Cruz e quatro meses se passaram. Ficou ao Deus dará lá em cima. Isso é como rasgarmos um pedaço de história. Ainda que eu entenda que talvez exista um registro de forma digital hoje, registro digital não é acervo, no meu entendimento, acervo é algo palpável”, desabafou.
Os discos encontrados em frente ao Complexo Santa Cruz foram recolhidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas. Entre eles estão peças como álbuns de Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Vinícius e Toquinho, entre outros.
Todos os discos encontrados estão molhados e com mau cheiro, o que indica que eles ficaram expostos ao clima chuvoso dos últimos dias. Em alguns poucos exemplares, como um de Raul Seixas, é possível ver o selo da Rádio Libertas.
Outro radialista que exerce a função há 20 anos na cidade explica que atualmente é tudo digital e que quase ninguém usa os famosos ‘bolachões’, mas para os amantes do vinil, como ele, o disco será sempre lembrado.
“Eu comecei como Dj e não tem um Dj que não goste de vinil. Mesmo os novos, que preferem a tecnologia, o vinil jamais será esquecido, a gente tem o prazer de tocar no disco, aquela coisa física, é algo que importa”, comentou.
Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que o acervo já foi todo retirado do Complexo Santa Cruz e agora está sendo catalogado, para que possa ser identificado quais foram os títulos roubados. Depois que ele for reorganizado, a direção da rádio deve abrir o local para a visitação pública.
A prefeitura informou ainda que está fazendo uma apuração interna e processos administrativos já foram abertos. Como o acervo da rádio já era digitalizado, a emissora não saiu do ar e também não teve a programação prejudicada.
Questionada, a Polícia Civil informou que vai investigar quem pode ter furtado os discos.
*Foto: G1 Sul de Minas.
Compartilhar
Veja também
Eleições 2026: faltam três meses para o fechamento do cadastro eleitoral
06.02.2026
Resultado da Mega-Sena: Seis apostas da região 'batem na trave' e acertam cinco números de prêmio acumulado
06.02.2026
Fiscalização apreende 800 kg de carne de cavalos em abate clandestino em Campo Belo
06.02.2026
Casos de sarampo cresceram 32 vezes nas Américas entre 2024 e 2025
05.02.2026
Governo de Minas anuncia entrega inédita de kits escolares para todos os estudantes da rede estadual em 2026
05.02.2026
FMF divulga tabela do Mineiro Módulo II 2026
05.02.2026
Bradesco deve assumir Via Café Shopping, de Varginha, após parecer favorável do Ministério Público
05.02.2026
EPR Vias do Café expande operação de cabines de autoatendimento para todas as praças da concessionária
05.02.2026
Banho da Dorotéia deve receber 10 mil pessoas durante 9 horas de pré-carnaval em Varginha
05.02.2026