Sensei Altemário Ferreira Barbosa fala sobre suas conquistas na Atividade FM
13.05.2016
O atleta, que também é policial, falou sobre as competições que participou, projetos que desenvolve em Muzambinho e as modalidades que disputa.A redação do Bom Dia Atividade recebeu Altemário Ferreira Barbosa, sensei em karatê e atleta da cidade de Muzambinho, para falar sobre os campeonatos que participou, os projetos que desenvolve no município, as modalidades que disputa, além de contar um pouco mais sobre o karatê.
Altemário participou no mês de abril, na cidade Uberlândia do campeonato mineiro de karatê na categoria máster (40 a 46 anos de idade), nas modalidades katá e kumitê e foi o campeão, ganhando duas medalhas de ouro.
Essa vitória o levou para disputar o campeonato brasileiro, que foi realizado entre os dias 05 e 07 de maio na cidade de Trindade (GO). Dessa vez, Altemário ganhou duas medalhas, uma de ouro e uma de prata.
A próxima meta será participar do Circuito Regional Sul-Sudoeste Mineiro, que terá a 2ª Etapa em Passos (MG) no dia 03 de julho e a 3ª Etapa, no dia 25 de setembro, aqui em Muzambinho. Ele disse que antes das competições prepara o físico com corridas e treina com seus alunos.
O atleta também explicou as diferenças entre as modalidades katá, que consiste num conjunto de movimentos de ataque e defesa, sem contato físico e a kumitê, que é a luta com o outro competidor.
Altermário disse que tem muito orgulho em representar a cidade de Muzambinho e o Estado de Minas Gerais nas competições que participa. O atleta, que não tem patrocinador, vai para os campeonatos com recursos próprios.
Sobre os projetos que desenvolve no município, ele falou sobre o “Lutamos pela Paz”, que recebe alunos acima de 4 anos e visa não só ensinar uma luta ou forma de defesa pessoal, mas também a aplicação de disciplina e uma boa convivência social.
Esse projeto tem o apoio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. As aulas acontecem às terças e quintas das 19h às 22h30 e nos sábados das 09h às 10h30.
Além do “Lutamos pela Paz” ele também trabalha as artes marciais no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de Muzambinho e recentemente, iniciou o “Garotos pela Paz”, que é um projeto similar ao Soldado Mirim, onde crianças aprendem como é ser um policial, com noções de ética, disciplina, recebem fardas como as dos policiais e desenvolvem ações de conscientização na população, como educação para o trânsito, por exemplo.
Esse projeto foi idealizado em Muzambinho por Altemário, com apoio da PM e está sendo desenvolvido com crianças da Casa Lar.
Eles vão receber as fardas e no dia 16 de junho vão fazer uma marcha na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG) em uma homenagem para a Polícia Militar.
Altemário contou que começou no karatê em 1981, com 10 anos, em Porto Velho (RO). O sonho de criança era se tornar faixa preta e ser policial e o incentivo veio através de um professor. Hoje, além de atleta e sensei, ele também é sargento da Polícia Militar.
Seu estilo de luta é o Shotokan e seu ídolo no esporte é o karateca Lyoto Machida, que atualmente compete pelo UFC.
Na entrevista, Altemário também explicou um pouco sobre as diferenças entre o karatê e o kung fu, falando da figura icônica das artes marciais que foi Bruce Lee.
(Foto facebook)
(Foto Facebook)
*Foto: Redação Atividade FM.

Compartilhar
Veja também

Forte chuva derruba árvores e destelha casa em Extrema
07.02.2025
Operação da Polícia Civil prende suspeitos de roubo e tráfico em Monte Belo
07.02.2025
EPR Vias do Café e EPR Sul de Minas realizam mais de 27 mil abordagens na Campanha “Férias Seguras”
06.02.2025
Nova comandante-geral é a primeira mulher da história a chefiar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
06.02.2025
Estado lança programa Filhos de Minas para avançar na qualidade da assistência a gestantes e crianças
06.02.2025
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
06.02.2025
Chikungunya: SES-MG confirma morte em Arceburgo; óbito é o 1º registrado no estado em 2025
06.02.2025
PRF apreende veículos furtados em cegonheira na Fernão Dias, em Pouso Alegre
06.02.2025
Motociclista morre após bater em caminhão que fazia conversão na BR-459, em Congonhal
06.02.2025